Pró-Reitoria de Extensão faz avaliação do 5º SEMEX e divulga contemplados com o Prêmio Paulo Freire

17 de agosto de 2021

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou os melhores trabalhos apresentados durante a realização do 5º Seminário de Extensão (SEMEX) realizado recentemente na Instituição de forma remota. Com o tema “Extensão Universitária e a Covid-19: desafios e superações frente a uma nova realidade”, o evento superou as expectativas da organização que fez um balaço positivo da atividade.
Os alunos e professores premiados no SEMEX 2021 foram agraciados com o Prêmio Paulo Freire de Extensão, que foi instituído como homenagem ao centenário do educador. Foram premiadas as melhores apresentações de projetos de extensão em formato de vídeo nas oito áreas de extensão, Comunicação, Cultura, Direitos humanos, Educação, meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira (17) pela pró-reitora de Extensão, a professora Socorro Barbosa.
A pró-reitora fez uma avaliação do evento, que mesmo tendo sido realizado de forma virtual devido a pandemia, não perdeu a qualidade. Ela também destacou a relevância dos trabalhos apresentados, exigindo dedicação da Comissão Organizadora para selecionar os melhores. A professora Socorro destacou que o Seminário de Extensão se tornou um evento consolidado, com a participação efetiva de docentes, discentes e técnicos administrativos.
A pró-reitora enfatizou que o SEMEX proporcionou aos alunos extensionistas a oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas na Cota 2019/2020 ao longo do ano de 2020, na pandemia, onde conseguiram desenvolver as ações remotamente, o que tornou mais desafiador a realização das atividades. Para ela, o evento foi uma experiência ímpar na Extensão, conseguindo com iniciativas como esta, a interação dialógica entre a universidade e a sociedade, aprimorando a habilidade de comunicação e mostrar que podemos sim, fazer extensão também de forma remota. “Parabenizo a todos pelo empenho e dedicação por apresentar seus projetos numa linguagem acessível para toda a sociedade”, disse.
O 5º SEMEX, foi realizado nos dias 11 e 12 de agosto, produzindo um amplo debate e reflexão em torno dos desafios enfrentados pela extensão durante os 18 meses de pandemia, que obrigou as universidades a mudarem a forma de fazer as atividades extensionistas. O evento disponibilizou até três tipos de modalidade de participação para a comunidade acadêmica como, ouvintes, oficinas e apresentação de projetos. Ao todo, foram inscritos 210 vídeos, distribuídos nas áreas do conhecimento. Palestras, oficinas, mesas redondas, debates e apresentações culturais marcaram o evento extensionista.

Para conferir a lista de premiados, clique AQUI.
Texto: Severino Lopes