PROGRAD realiza Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2023.1 para 192 formandos

22 de setembro de 2023

A manhã desta sexta-feira (22) foi marcante e inesquecível para os 192 formandos de diversos cursos de graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após cumprirem uma trajetória de quatro anos na Instituição, assistirem inúmeras aulas, realizarem trabalhos, provas e concluírem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), eles, enfim, colaram o grau acadêmico de forma especial, e já estão aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

A solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo de 2023.1, realizada por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), de forma híbrida, sendo com 89 formandos colando o grau de forma presencial, direto do Auditório do curso de Psicologia, no Câmpus I, e 103 de forma remota, por meio de uma sala virtual.

A solenidade, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, com a participação da pró-reitora adjunta, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também foi transmitida ao vivo pelo YouTube, Canal Rede UEPB. Ao longo da solenidade, familiares, amigos e parentes usam o chat da transmissão para enviar mensagens de parabéns, afetos e congratulações para os formandos.

A formanda Fernanda Alice Aquino Ramos, do curso de Serviço Social, foi responsável pela leitura do juramento das turmas, tendo as suas palavras da repetidas pelos demais formandos. Um dos momentos especiais da solenidade foi a cerimônia de conferência do Grau Acadêmico. A formanda Talita da Silva Pascal, do curso de Fisioterapia, recebeu o grau acadêmico em nome dos demais concluintes, conferido pelo professor Eli Brandão.

Aguardando também foi a mensagem sempre terna do pró-reitor Eli Brandão. Ele iniciou o seu discurso cumprimentando a reitora Celia Regina Diniz, que acompanhou a solenidade de forma remota. Eli, começou seu discurso reafirmando que o dia era de alegria e grandioso para os formandos que colaram grau após longa jornada acadêmica e atravessarem a pandemia da covid-19.

O professor classificou a cerimônia como uma grande vitória dos concluintes, e parabenizou a todos pela perseverança e superação nos momentos de dificuldades. “Vocês enfrentaram esse momento de tão grande impacto na vida de tanta gente. Vocês agora fazem parte da história da UEPB e a UEPB faz parte da história de vocês. Levem isso como uma grande vitóri”, enfatizou destacando os desafios superados pelos novos profissionais.

Adiante, ele destacou a luta e a importância da UEPB para o estado paraibano, Instituição que faz ciência, constrói a defesa da cidadania e está presente de forma direta e indireta em todos os municípios da Paraíba. Somente neste semestre, conforme destacou o pró-reitor, a UEPB entregou quase mil novos profissionais ao mercado de trabalho, numa prestação de contas da Instituição que é patrimônio do povo da Paraíba. Ele lembrou ainda que 95% de toda a produção científica do país, é obra das universidades públicas.

Inspirado em uma das canções de Gonzaguinha, o professor Eli Brandão encerrou o seu discurso com uma mensagem de otimismo e esperança. Esse momento de vitória, segundo ele, também é motivo de esperança, que não é a esperança contemplativa, mas operativa e presente na canção de Geraldo Vandré, na música “- Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, e referenciada também pelo filósofo Agostinho. Colaram o Grau Acadêmico graduandos dos cursos de todos os Centros de Ensino da UEPB. Após a solenidade, os graduados assinaram o livro de ata já na condição de novos profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos