PROGRAD realiza Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2023.2 para mais de 100 formandos

5 de abril de 2024

Sonhos, expectativas, desejos e realizações. A manhã desta sexta-feira (5) foi diferente de todas as outras para mais de 100 formandos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após uma longa jornada de quatro anos, formandos e formandas concluíram essa etapa da caminhada e conquistaram o sonhado e diploma do curso superior.

A solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo de 2023.2, realizada por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), aconteceu no Auditório do curso de Psicologia, no Câmpus I. A assembleia solene reuniu estudantes de todos os oito câmpus da Instituição dos diversos cursos de graduação.

Presidida pela pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, que representou no ato a reitora Celia Regina Diniz, a solenidade reuniu, professores(as), familiares, parentes e amigos dos(as) graduandos(as). E teve tudo que uma solenidade desta envergadura exige, desde fotos, uso da beca, leitura do juramento e discursos. Cada participante pode ser acompanhado por um convidado. A solenidade também contou com a presença da professora Socorro Moura, chefe adjunta do Departamento de Educação, do Câmpus I.

O graduando Ricky Gomes da Silva, do curso de Geografia, prestou o juramento em nome da turma de concluintes. Em pé, vestidos com a beca preta, os demais formandos repetiram as palavras do juramentista. Um dos momentos mais aguardados da solenidade e que culminou a caminhada acadêmica, foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Gislayne Macedo Gomes Tomaz, do curso de Licenciatura em Geografia, colou o grau em nome dos(as) demais, conferido pela professora Vanga Gutemberg.

Força, garra e persistência. Assim classificou a pró-reitora de Graduação em seu discurso. Ela parabenizou os formandos pela conquista e disse que o momento era de celebração e de pensar em novos projetos agora no campo profissional. Professora Vagna lembrou que os mais de 100 formandos(as) conquistaram o diploma após superarem uma pandemia, e encontraram na UEPB um ambiente acolhedor e propício para a disseminação do conhecimento. A pró-reitora lembrou que somente no semestre 2023.2, foram realizadas nove solenidades de colação de grau nos oito câmpus da Instituição, sendo que este ano, ainda aconteceu uma solenidade excepcional realizada em janeiro.

“Esse diploma reflete o esforço de cada formando e de cada formanda, mas também os esforços de suas famílias, especialmente os pais e mães. Concluir um curso superior significa uma quebra de paradigma e a ressignificação dos sonhos e desejos para estes que também podem chegar a uma universidade pública”, destacou a pró-reitora.

Ao final, os agora formados e formadas receberam uma grande salva de palmas em celebração à conquista alcançada.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos