Programa de concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado no exterior inscreve até dia 15 de abril

4 de abril de 2024

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para os três editais de concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado para a modalidade internacional, no âmbito do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF). Os editais serão executados por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).

Para se inscrever, o(a) estudante deve preencher o formulário on-line disponível no SIGFAPESQ, e apresentar um plano de estudos. Para a graduação, estão sendo ofertadas 31 vagas, sendo 11 para a Universidade Mondragón (na Espanha) e 20 para o Centro Universitário Warwickshire College And University Centre (no Reino Unido). Já para o mestrado e doutorado sanduíche são 20 vagas, sendo 10 para cada modalidade.

Os recursos para financiamento das atividades destes editais são em torno de R$ 1,5 milhão, destinado ao nível da graduação, até R$ 1,6 milhão, para o nível da pós-graduação, totalizando um investimento superior a R$ 3 milhões, oriundos do orçamento do Tesouro Estadual.

Candidaturas
Para o edital de graduação, o(a) estudante deve estar matriculado com vínculo ativo em curso regular de graduação na rede de ensino superior pública (UFPB, UEPB, IFPB, UFCG), localizada no território paraibano e ter histórico com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior ou igual a 7,0 no momento da inscrição ;Ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 70% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto do embarque para viagem de estudos.

Já para mestrado/doutorado sanduíche, o(a) estudante também deve estar com vínculo ativo em curso de mestrado ou doutorado em instituição de ensino superior da Paraíba, assim como possuir Carta de Aceite em instituição estrangeira. Entre outros requisitos, que vão estar nos editais.

O início das atividades no exterior está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024 para a maioria dos cursos. A duração máxima é de um semestre acadêmico. Mais informações, acesse a página da Fapesq.