Programa dos cursos de Odontologia e Fisioterapia lança cartilha com dicas sobre dores orofaciais

9 de novembro de 2021

Como parte das atividades do Programa de Extensão “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial”, dos Departamentos de Odontologia e de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será lançada na segunda-feira (15) a cartilha “Cuidado com as dores Orofaciais: disfunção temporomandibular (OTM) e cefaleia”, no Instagram do programa (@extensaodoruepb), onde ficará disponível para o compartilhamento.

A cartilha, disponibilizada neste link, é organizada pela professora Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, ainda conta com os docentes Danilo de Almeida Vasconcelos, Gilma Serra Galdino, Renata de Souza Coelho Soares, também coordenadores dos projetos vinculados ao Programa, além de Lays Nóbrega Gomes, Lunna Farias, e Tomás Lúcio Marques de Almeida Lima, docentes colaboradores.

Trata-se de um importante material que apresenta dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter para evitarem ou diminuírem as dores orofaciais. A publicação é uma parceria da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), e conta com o apoio da Direção do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), e dos Departamentos de Odontologia e Fisioterapia da Instituição. O projeto gráfico e ilustrações são do designer e jornalista, Júlio César Gomes de Oliveira.

Na justificativa, a professora Ana Isabella explicou que “disfunção temporomandibular associada à dor orofacial e à cefaleia provoca grande impacto na saúde dos indivíduos, desencadeando prejuízos na qualidade de vida, uma vez que impede a realização de atividades comuns à rotina como se alimentar, ter um sono tranquilo, trabalhar e se comunicar”, destacou.

Associado a isso, calcula-se que 50 a 75% da população exibe pelo menos um sintoma e 25% tenham sintomas associados, acarretando em implicações nos serviços de Saúde e na sociedade, além de apresentar importantes dificuldades em seus tratamentos. Devido à alta prevalência da DTM na população, somado a uma ausência de informação dentro da sociedade acerca dessa desordem, é corriqueiro que pacientes com dor orofacial crônica consultem distintos profissionais, não obtendo diagnósticos corretos e, consequentemente, tratamentos ineficazes.

Conforme observou a professora, a realização da cartilha, é um recurso instrucional educativo digital, que servirá de material de estudo e de orientação para informar e conscientizar pacientes, suas famílias e à comunidade acadêmica, além de servir de instrumento para a democratização do conhecimento por meio da distribuição da publicação nas ações sociais realizadas pelo programa. “Ao trazer mais informações a respeito da DTM e de suas implicações na qualidade de vida dos portadores, a cartilha será de extrema importância, visto que servirá como um guia de orientações para casos de dúvidas. Ela também reforçará as informações passadas durante o atendimento, bem como auxiliará no autocontrole de hábitos prejudiciais e na adoção de práticas saudáveis”, consta no editorial da cartilha.

Conforme relatou a professora Ana Isabella, o Projeto de Extensão “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial”, nasceu em 2004, e em 2013 se transformou em um programa institucional. Uma das ações é o Webinário ReabilitaDOR – Reabilitando com qualidade de vida”, que já alcançou 12 edições. Além da professora Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, integram o programa os docentes Danilo de Almeida Vasconcelos, Gilma Serra Galdino, Lays Nóbrega Gomes, Lunna Farias, Renata de Souza Coelho Soares, e Tomás Lúcio Marques de Almeida Lima.

Texto: Severino Lopes