Projeto de extensão oferece curso de alfabetização para motoristas com baixa escolaridade em Campina Grande

17 de outubro de 2022

O curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campina Grande, um curso de alfabetização para condutores de baixa escolaridade que precisam renovar a carteira nacional de habilitação (CNH). Trata-se do projeto de extensão “Curso livre preparatório para condutores no processo de renovação da CNH: ações afirmativas de trânsito”, que é coordenado pela docente do curso de Química, Rochane Villarim, e conta com a participação de extensionistas, tanto da graduação em Pedagogia como de outros cursos de licenciatura.

Segundo o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas que desejam obter a CNH devem saber ler e escrever, uma vez que passam por provas teóricas. Porém, mesmo experientes na direção, muitos condutores sentem dificuldade na hora de realizar a prova teórica para renovar a CNH. Para garantir a permanência desse público no volante, considerando, inclusive, que muitas vezes essas pessoas têm na condução do veículo sua fonte de sustento, o projeto trabalha de forma didática, mesclando o letramento com as leis de trânsito, fazendo a diferença não só na capacitação do aluno para a vida no trânsito, mas também abrindo os horizontes que a leitura proporciona em seu cotidiano.

Segundo a professora Rochane Vilarim, o projeto atinge diversos profissionais que já exercem função e necessitam desse trabalho. “Nesse projeto nós temos, mototaxistas, motoristas de táxi, motoristas de caminhão, que precisam da carteira para manter o seu sustento”, explica. Para a ex-aluna extensionista e hoje pedagoga Meiry Azevedo, o maior impacto foi ver as descrenças dos motoristas serem quebradas, além de poder observar os resultados do trabalho. “O que me impactou foi a conquista desses senhores. Vê-los adquirindo uma habilidade que lhes foi negada por tanto tempo e tendo esse poder de saber ler em um mundo de leitores”, declara.

Os condutores interessados em participarem das aulas devem procurar a Coordenação Pedagógica do Detran, lá eles serão encaixados nas turmas que são lecionadas pelos extensionistas. As aulas do projeto acontecem desde 2016 e durante o período da pandemia o projeto ficou restrito a administração pela impossibilidade de ser realizado virtualmente. Atualmente a ação é realizada todas às quartas e sextas-feiras, no período da manhã, na Ciretran, no bairro das Malvinas, em Campina Grande.

Texto: Larissa Pessoa (Estagiária)
Fotos: Codecom