Reitoria cria Comissão Extraordinária para dar celeridade aos casos de denúncia de assédios na Instituição

27 de novembro de 2023

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou duas reuniões na manhã desta segunda-feira (27), no Gabinete da Reitora. A primeira ocorreu com a participação de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A segunda foi realizada com a presença da Procuradoria Geral, Ouvidoria Geral, Comissão Permanente de Inquérito Administrativo (CPIA), Observatório Bríggida Lourenço e integrantes da Administração Central para traçar estratégias de enfrentamento a assédios e qualquer ato de violência na Universidade. Para isso, foi criada uma Comissão Extraordinária que terá como objetivo dar celeridade aos casos de denúncia de assédios cometidos na Instituição.

Esta é uma agenda permanente da Gestão da UEPB que tem desenvolvido ações relacionadas à prevenção, como campanhas educativas sobre assédios e a resolutividade dos casos com a garantia das instâncias administrativas, respeitando os ritos legais. Nesse sentido, há uma política institucional em curso.

Devido à gravidade de situações que se tornaram públicas nos últimos dias, o movimento institucional definiu os seguintes pontos:

1) A criação de uma Comissão Extraordinária para dar celeridade aos processos, com representação de discentes, docentes, servidores técnicos administrativos e sindicatos;
2) A criação de uma Equipe Suplementar, composta por membros dos mais diversos Centros de Ensino, para dar suporte à CPIA nos assuntos relativos aos assédios;
3) Criação de um canal específico para acolher denúncias de assédios e LGBT+ fobias, que funcionará por um tempo determinado, iniciando-se pelo Câmpus V, em João Pessoa. Esse canal ficará sob a responsabilidade dessa Comissão Extraordinária.

Foi definido também que, posteriormente, será divulgado no Portal de Transparência da Instituição um relatório dos processos que estão em curso e o status de tramitação correspondente.

Foto: Codecom