Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB reúne banco de dados para pesquisas em materiais bibliográficos

6 de outubro de 2020

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou uma nova área no site do serviço a fim de promover mais alternativas de pesquisas a estudantes da Graduação e Pós-Graduação, e demais usuários, proporcionando conhecimento e autonomia para buscas de livros nesta fase da pandemia. Na aba “Bases de Dados”, os interessados poderão localizar os links que remeterão a fontes de informação diversas, como repositórios, periódicos, demais bases de dados e portais especializados, compilados por área ou curso.

Este é mais um serviço disponibilizado pelo SIB/UEPB desde que a paralisação de algumas atividades presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus fez cidadãos e instituições se ajustarem e buscarem novas soluções para alguns serviços. A coordenadora adjunta do SIB/UEPB, Camile Andrade, afirmou que o link não existia até então, porque este fazia parte apenas dos serviços prestados presencialmente pelo servidor, especialmente os bibliotecários do Setor de Periódicos da Biblioteca.

Camile também relatou que mesmo após o lançamento do serviço, ele continuará em constante atualização. Todos os links e demais serviços disponibilizados na aba são verificados, advindos de fontes confiáveis, como periódicos e repositórios nacionais e internacionais. Todo o acesso é gratuito, mas sugere-se que os usuários façam login no Portal de Periódicos CAPES através do acesso da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) para usufruir dos demais serviços oferecidos.

Os alunos têm esse ingresso com matrícula e senha utilizadas no sistema da UEPB, via Controle Acadêmico da Graduação presencial, Graduação a distância, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Especialização e os servidores com sua matrícula e senha cadastradas no e-RH. Mais informações sobre o login podem ser encontradas neste link da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UEPB.

Texto: Juliana Rosas