Sistema Integrado de Bibliotecas transmite lançamento das Festas Literárias Integradas da Paraíba

20 de abril de 2023

Dia 28 de abril, às 19 horas, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) transmite o lançamento do evento Festas Literárias Integradas da Paraíba (FLIPB), cujo tema é “Literatura Paraibana e Espaços Leitores”. A transmissão ocorre no canal do SIB no YouTube. O SIB-UEPB tem consolidado uma parceria de apoio a atividades leitoras em municípios e distritos paraibanos, como o projeto da FLIPB.

O lançamento terá participação dos professores convidados Hélder Pinheiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Moama Marques, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do escritor Aberto Banal e dos poetas paraibanos Silas Silva da Paraíba, Fidélia Cassandra, Valdí Medeiros, Igor Gregório, Ivenete Teixeira, Fátima Coutinho e Joãozinho Agripino.

A FLIPB é um grupo de idealizadores de festas literárias municipais/distritais que trabalha de forma integrada e voluntária, no intuito de formar cidadãos leitores e dar visibilidade à Paraíba como um espaço de leituras. Em 2023, a FLIPB realizará oito novas festas literárias nas seguintes localidades: Santa Terezinha (distrito de Massaranduba), Fagundes, São Sebastião de Lagoa de Roça, Galante (distrito de Campina Grande), Alagoa Nova, São José da Mata (distrito de Campina Grande), Nova Palmeira e Catolé do Rocha.

Essa parceria do SIB, por meio da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, se dá por esta possuir um acervo diversificado, composto por obras raras e de referências, títulos literários, livros que tratam sobre cultura popular, arte, história e ciências exatas. Conta também com grande número de folhetos raros que documentam discursos, leis, decretos, projetos, relatórios, estatutos e outros registros, em especial, do estado da Paraíba.

A programação completa da atividade está no perfil @flipb.festas.integradas no Instagram.