UEPB e Universidade do Chile firmam acordo para a realização de ações entre ensino na graduação e pós-graduação

10 de agosto de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do “Leitura e Escrita em Educação Matemática” do Grupo de Pesquisa Político-Pedagógica (LEEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) firmou parceria com a Universidade do Chile (UChile) que permitirá a realização de ações envolvendo tanto estudantes da graduação e da pós-graduação.

Conforme explicou o professor Joelson Pimentel, do Departamento de Matemática, o acordo nasceu de várias ações anteriores estabelecidas entre as duas instituições, inclusive envolvendo realização de eventos e publicações. Dentro das ações desse trabalho conjunto, vários estudantes e professores da UEPB e da UChile participaram de atividades de intercâmbio, a exemplo de cursos de Doutorado.

“A partir dessas diversas ações nós pensamos em aumentar o número de atividades que fossem significativas para toda a comunidade. Nesse sentido, pensamos em estabelecer um acordo envolvendo a graduação e Pós-graduação das duas universidades para discentes e docentes”, explicou o professor Joelson. Entre essas ações previstas está a realização do 2º Encontro Latino-Americano de Matemática, Arte e Literatura”, que tem como temática central “Leituras e Escritas em Educação Matemática e Justiça Social”.

O Festival, conforme explicou o professor Joelson, envolve um esforço para aproximar as diversas matemáticas existentes com as artes e as literaturas, mostrando que este corpo de conhecimentos é transdisciplinar. O evento pretende envolver toda a comunidade, desde crianças, adultos e adolescentes na produção. Qualquer pessoa que tenha interesse por Matemática pode participar da iniciativa.

O Festival já está em andamento com a realização de uma série de oficinas e palestras, sempre em formato híbrido, transmitido em diversos países, como Chile, México, Colômbia, Peru e Brasil. As ações acontecem até novembro. Nesse sentido, outras oficinas abertas à participação de todos ainda serão realizadas ao longo deste segundo semestre, visando o engajamento de escolas e universidades e de outras pessoas da comunidade.

Uma das oficinas acontece neste sábado (12), sendo que no dia 28 e 30 de agosto também haverá outras oficinas, respectivamente, de fotografia, dança teatro e matemática. No dia 25 está previsto a oficina “Descolonizando a Produção do Conhecimento Cientifico e Fortalecendo o Ensino no Brasil”, a ser ministrada pela professora Ivonildes Fonseca, vice-reitora da UEPB.

Uma das ações do Festival é o processo de curadoria de obras distribuídas em quatro categorias: “Desenhos e Pinturas”, “Memes”, “Tirinhas” e “Fotografias”. As inscrições para os participantes estão abertas até 30 de setembro, através do site do evento e nas redes sociais. As obras serão digitalizadas e expostas em todos os países que fazem parte da cooperação entre as instituições. Em Campina Grande está previsto uma exposição presencial destas obras no período de 20 a 24 de novembro, em local ainda indefinido.

“Qualquer pessoa que se interesse pelo Festival pode inscrever a sua obra, desde que consiga relacionar isso ao tema que é Leituras e Escritas em Educação Matemática e Justiça Social”, acrescentou Joelson. O evento tem como objetivo aproximar os diversos conhecimentos das Matemáticas das Artes e das Literaturas, mas principalmente chamar a atenção para a integração entre os países Latino-americanos. “Nós pretendemos mostrar neste Festival que o trabalho dos professores em sala de aula pode envolver procedimentos dessa natureza”, finalizou o professor.

A professora da UChile responsável por articular a este trabalho conjunto é Sandra Jacqueline Meza Fernández, do Departamento de Estudos Pedagógicos daquela instituição.

Texto: Severino Lopes