UEPB integra eixos de debate nas três etapas da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

5 de abril de 2024

Estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de centros de pesquisa e universidades do Estado, representantes governamentais e membros da sociedade civil, participaram da última etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), realizada nesta quinta (4) e sexta-feira (5), em João Pessoa. Promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) e Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq), o evento foi apoiado pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e teve o envolvimento de pesquisadores da UEPB em todos os eixos de debate.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, professor Cláudio Furtado, essa primeira Conferência é uma oportunidade de aglutinar as entidades e construir uma proposta que contribua com o debate regional e nacional no âmbito da Ciência e Tecnologia. Diante disso, o papel da UEPB, por meio da Inovatec e do Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (NUTES), dos demais centros de pesquisa e transferência tecnológica, e da pós-graduação, que empreende um modelo transdisciplinar moderno e atualizado às demandas do Estado, consolida-se apresentando contributos de relevância para esse debate.

O secretário também divulgou o Projeto Limite do Visível, desenvolvido em parceria com a Fapesq e UEPB, que proporciona aos estudantes egressos da rede estadual de ensino a oportunidade de ingressar em dois cursos tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência de Dados. Os estudantes que integram as turmas de veteranos e calouros dos cursos, que são realizados no Câmpus de João Pessoa, acompanharam os debates da CECTI.

Para o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, a participação da Universidade Estadual em todas as etapas desta Conferência mostra a capilaridade da Instituição em todas as macrorregiões do Estado, e evidencia a importância da presença da UEPB nesse debate que busca conceber uma política pública comprometida com a diminuição das assimetrias regionais contemplando as peculiaridades locais mas, contribuindo com o fortalecimento da estrutura de pesquisa, a partir de uma articulação com o Plano Nacional de Educação.

A mesa de abertura do CECTI foi composta pelo secretário Claudio Furtado; pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; pelo diretor superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Gonçalves Amorim; representando a Unipê, Glauber de Lucena Cordeiro; representando o Instituto Federal de Educação da Paraíba, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Silvana Luciene Costa; a vice-reitora da Universidade Federal Da Paraíba, Liana Filgueira Albuquerque; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Antônio Guedes Rangel Junior; representando a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Natianne Araújo e o coordenador geral substituto de Tecnologia Assistida do MCTI, Ricardo Padilha.

Sobre o evento
Com encontros realizados nos dias 18 e 19 de março, em Sousa; 21 e 22, em Campina Grande; e nesta última fase, em João Pessoa, essa 1ª CECTI, foi norteada pela temática “Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”. Nesta última etapa, o Evento contou com o painel situado no eixo “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional”, mediado pelo pesquisador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB, professor Luciano Albino.

O painel vinculado ao segundo eixo de debate “Empreendedorismo Tecnológico e Reindustrialização”, contou com a participação do coordenador de Empreendedorismo da Inovatec, professor Josemir Maia. Na sequência, foi realizado o painel “Tecnologia e Inovação para a saúde”, com a coordenadora Administrativa e pesquisadora do Nutes, Katia Galdino. O primeiro dia do Evento em João Pessoa foi encerrado com o painel “Como a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a sustentabilidade ambiental”, que teve a presença do pesquisador da UEPB com larga experiência na área de Ecologia, Cleber Salimon. O último painel articulado ao eixo “Novos rumos da Pós-Graduação para o desenvolvimento regional”, contou com a contribuição do pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, professor Francisco Jaime.

A Conferência encerrou-se com reuniões de trabalho nas quais foram avaliadas e selecionadas as propostas de ações na área de CT&I que foram desenvolvidas ao longo do evento e que serão apresentadas na Conferência Regional, que será realizada nos dias 2 e 3 de maio, em Recife (PE).

Texto: Juliana Marques
Foto: Mateus de Medeiros (SECTIES)