Universidade Estadual apoia campanha solidária de combate ao novo coronavírus nas periferias

24 de abril de 2020

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem proporcionado uma mudança de hábitos na sociedade, principalmente aqueles voltados à saúde. Entretanto, não é apenas com atenção à higiene pessoal que é possível superar esse momento difícil. Ao mesmo tempo que as recomendações dos órgão de Saúde apontam para a necessidade de distanciamento social, não se pode esquecer daquelas pessoas que foram atingidas também financeiramente por esse problema mundial.

Nesse sentido, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está apoiando o Movimento Periferia Viva – Solidariedade para combater o coronavírus, que não tem medido esforços para conseguir doações para as famílias que vivem nas periferias de Campina Grande, Queimadas e João Pessoa. Encampado por grupos sociais como o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), além de várias pastorais da Igreja Católica, o grupo tem arrecadado alimentos e itens de higiene pessoal para distribuir para quem mais precisa.

Mesmo com pouco tempo de trabalho conjunto, o Movimento já conseguiu realizar uma distribuição de mil litros de leite para cerca de 300 famílias carentes que moram no bairro do Pedregal, em Campina Grande, por exemplo. A doação foi feita pelo MST da Paraíba e aconteceu no último dia 17 de abril. A próxima ação do grupo, em Campina, será novamente no Pedregal, no dia 1º de maio e contará com a distribuição de alimentos arrecadados por doações, além de frutas e verduras produzidas através da agricultura familiar. Para ampliar o número de pessoas atendidas, o grupo está com uma campanha para receber alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, além de álcool em gel.

De acordo com Polyana Calôet, uma das voluntárias envolvidas na campanha, se moradores de condomínios estiverem interessados em contribuir com doações, eles estão disponibilizando caixas apropriadas para serem colocados alimentos que serão doados às famílias carentes. “Para que essa campanha alcance mais pessoas, nós estamos com essas caixas que podem ser colocadas em diferentes pontos das cidades, como prédios residenciais, para doação de alimentos. Tudo é higienizado na coleta e também na entrega. Além disso, estamos recebendo doações de material para produzirmos máscaras, já que temos duas voluntárias costureiras que irão confeccioná-las”, disse Polyana.

O apoio da UEPB ao Movimento Periferia Vida – Solidariedade para combater o coronavírus reforça a importância da solidariedade entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil, que tem se mobilizado para prestar assistências às famílias carentes nesse momento. Desde o início do período de isolamento social, a Instituição tem se empenhado, seja na produção de produtos de higiene pessoal, equipamentos de proteção individual e assistência psicológica para trabalhadores da Saúde, entre outras iniciativas. Para mais informações sobre como participar da campanha do Movimento Periferia Vida, basta entrar em contato através do telefone (83) 99802-3578 ou fazer doação em dinheiro na conta Banco do Brasil, Ag 2176-8, C/C 30.594-4, em nome de Maria Sandeny de Lima.

Texto: Givaldo Cavalcanti