Universidade Estadual amplia informações sobre dados institucionais no Portal da Transparência

18 de junho de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), reorganizou informações no Portal da Transparência, ampliando a oferta de dados institucionais no referido espaço virtual, adicionando os números referentes ao ano de 2019 e disponibilizando as informações de forma que o usuário encontre-as com ainda mais facilidade.

Nos últimos anos, a UEPB tem feito grandes investimentos em transparência, com o objetivo de se criar uma cultura institucional no que diz respeito a expor para todos, com clareza e riqueza de detalhes, os dados sobre tudo o que é feito com os recursos que a Universidade dispõe. Esse trabalho é feito sempre no sentido de que a informação seja de fácil acesso e de fácil compreensão.

Conforme Ivan Barbosa, responsável pelo Portal da Transparência da UEPB, no menu “Dados Institucionais”, foi aperfeiçoada a disponibilização de informações sobre orçamento, servidores, assistência estudantil e Ouvidoria, além de reformuladas tabelas para melhorar a consulta dos dados por meio de dispositivos como celular ou tablet.

No que diz respeito a orçamento, foram adicionados dados detalhados da execução orçamentária da UEPB referente aos recursos oriundos do Tesouro Estadual, bem como das demais fontes de recursos. Em relação a servidores, foram reorganizadas as informações sobre os temporários. Na parte de assistência estudantil, foi adicionado um conjunto de informações sobre auxílios dos anos anteriores, com gráficos e tabelas. E a página da Ouvidoria passou a contar com informações separadas por tipo de demanda e setores demandados.

Segundo o reitor Rangel Junior, a preocupação da UEPB é ir além daquilo que é obrigação pela Lei de Acesso à Informação. “Estamos sempre trabalhando para que a transparência se torne algo cotidiano e, por isso, estamos constantemente atualizando informações e sistemas, criando novos padrões de informação, para que o usuário, com maior ou menor grau de instrução, tenha acesso, conheça e saiba utilizar os dados apresentados”, destaca.

Para acessar o conteúdo do Portal da Transparência basta o usuário acessar o endereço eletrônico http://transparencia.uepb.edu.br/.

Texto: Tatiana Brandão