Universidade Estadual da Paraíba recebe coordenador-geral da Olímpiada Brasileira de Matemática para palestra

8 de agosto de 2023

Dentro do ciclo de conferências do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizará no próximo dia 18 de agosto a palestra “Sobre alguns problemas olímpicos”, a ser ministrada pelo professor Gustavo Tamm de Araújo Moreira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Professor Gustavo é um dos mais influentes matemáticos do Brasil na atualidade e é coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática. O docente vem a Paraíba a convite do professor Gustavo Araújo, da UEPB, e coordenador nacional do PROFMAT.

Com foco em alguns problemas olímpicos verificados durante a OPM, a palestra do professor ocorrerá às 10h, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Segundo o professor da UEPB, Aldo Trajano Louredo, que coordena a OPM, a palestra será aberta ao público, sendo a preferência para os estudantes do PROFMAT e da Licenciatura em Matemática da UEPB. Não haverá inscrições.

Em relação às Olimpíadas Paraibana de Matemática (OPM) ela será realizada pelas instituições: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e terá três coordenações locais, uma em cada instituição e em cada ano uma Coordenação Geral. Este ano a OPM será coordenada pelo professor Wallison Chaves Silva, da UFPB e no próximo ano coordenada pelo professor Aldo Trajano Lourêdo.

A OPM será realizada em três níveis: nível 1, para os estudantes do sexto e sétimo ano; nível 2, destinados a estudantes do oitavo e nono ano; e nível 3, para aqueles do Ensino Médio. Na Paraíba as provas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa (UFPB e IFPB); Campina Grande (UEPB), Monteiro (UEPB), Araruna (UEPB), Patos (IFPB), Cajazeiras (IFPB) e Rio Tinto (UFPB/IFPB). A prova será realizada no dia 18 de novembro, das 14h às 17h. A expectativa é que cerca de 100 estudantes participem da OPM este ano.

Texto: Severino Lopes