Universidade Estadual da Paraíba tem dois laboratórios indicados como referência em análise de água e alimentos

6 de outubro de 2021

Dois laboratórios da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram indicados como referência analítica no Estado da Paraíba. A conquista se deu através de edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) que confirmou a expertise dos locais na análise nas áreas de água e alimentos. Os laboratórios estão instalados no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Câmpus I e passaram na pré-seleção da FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

Com esse resultado, o Laboratório de Referência em Tecnologia de Águas (LARTECA) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA) passarão a atender uma demanda existente no Estado. O primeiro é coordenado pela professora Weruska Brasileiro Ferreira, enquanto o segundo tem a coordenação da professora Flávia Carolina Alonso Buriti. A professora Weruska Brasileiro comemorou o resultado e disse que o LARTECA pode dar uma grande contribuição a Paraíba, uma vez que o Estado tem uma demanda muito grande para análise de água.

A docente do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental explicou que para atender as exigências das legislações, a exemplo da Portaria de Potabilidade da Água e a Resolução CONAMA nº 357, é necessário que o Laboratório seja acreditado, e no Estado não existe nenhum laboratório acreditado para atender toda a legislação. “É de nosso interesse fazer essa acreditação para poder atender a demanda do Estado da Paraíba. É apenas o início da seleção. Só posso garantir que não faltará esforço para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou a professora Weruska.

Coordenadora do NUPEA, a professora Flávia Carolina Alonso Buriti, disse que o objetivo é que o Núcleo se torne referência em análise de alimentos. Para ela o credenciamento através do edital da FAPESQ é uma oportunidade muito importante para os membros do núcleo e para a UEPB. “Se formos contemplados no edital, pretendemos realizar as adaptações necessárias à infraestrutura do NUPEA para torná-lo referência, bem como realizar todo o treinamento dos pesquisadores e técnicos que é exigido para os laboratórios credenciados”, disse.

Professora do Departamento de Farmácia, Flávia Buriti disse que o NUPEA poderá dá uma contribuição importantíssima para o setor produtivo da área de alimentos, para a pesquisa em alimentos desenvolvida na nossa região e para a sociedade de forma geral, pois todos dependem do consumo de alimentos que estejam dentro das normas quanto a sua qualidade e composição. Ela observou que o Núcleo de Pesquisa e Análise de Alimentos é um dos núcleos de pesquisa multiusuários da UEPB, que já vem realizando pesquisa em análise e desenvolvimento de alimentos e extensão nessa área.

“Através de parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, o NUPEA já vem realizando a prestação de serviços em análises de alimentos para empresas do setor alimentício da região na avaliação do controle da qualidade desses produtos, de modo que venham a atender os requisitos que são estabelecidos pela legislação”, destacou a professora Flávia.

A FAPESQ observou que o resultado não diz respeito à aprovação para fins de concessão de recursos financeiros, mas sim para habilitá-los a participar da etapa 2 do edital.

Texto: Severino Lopes