Museu de Arte Popular da Paraíba recebe intervenção artística nacional dos 60 anos da Turma da Mônica

Museu de Arte Popular da Paraíba recebe intervenção artística nacional dos 60 anos da Turma da Mônica
16 de junho de 2023

Na manhã desta quinta-feira (15), um Sansão gigante foi instalado no alto do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. O local, que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será a “casa” do famoso coelho azul da Mônica até o dia 3 de julho. E, para a Rainha da Borborema, o mascote veio a caráter: ganhou chapéu de matuto e sanfona para melhor comemorar as festividades juninas.

Com 11,5 metros de comprimento, o convidado especial compõe as comemorações do aniversário de 60 anos de criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, por Maurício de Sousa, 87. A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste a receber a iniciativa.

A ação, chamada “Coelhadas Gigantes”, faz parte de uma série de atividades realizadas pela Mauricio de Sousa Produções (MSP). Na Paraíba, ela acontece via Governo do Estado, em parceria com a UEPB e o Imagineland – evento geek que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Presentes ao lançamento da intervenção estavam a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva; Marcelo Sousa, representando o pai, Mauricio de Sousa; o diretor da MSP, Rodrigo Paiva; e o idealizador do Imagineland, JP Sette. Também integraram a ocasião, o vice-governador Lucas Ribeiro, a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire e o cartunista Fred Ozanan.

A oportunidade contou com apresentações artísticas e um lanche junino com direito a bolo de aniversário, ao som da Banda da Polícia Militar, que fez uma surpresa, tocando uma canção da Mônica e os parabéns alusivos aos 60 anos da personagem.

Texto: Oziella Inocêncio (com informações da Secom)
Fotos: Secom/Divulgação