Pós-graduação em Psicologia da Saúde realiza debate com foco na qualidade de vida no trabalho

21 de fevereiro de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou, na manhã desta terça-feira (20), no Auditório do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I, a palestra “Estudo comparativo acerca das condições de trabalho em universidades brasileiras”.

Na ocasião, os ministrantes do evento,  a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Livia de Oliveira Borges, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antônio Alves Filho, apresentaram resultados de uma pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Essa pesquisa foi promovida com servidores docentes e técnicos administrativos da UEPB.

Segundo a docente do PPGPS, professora Silvania da Cruz Barbosa, a palestra é a devolutiva dos resultados de uma pesquisa em rede, coordenada pela professora Livia Borges, que avaliou a Qualidade de Vida no Trabalho segundo as condições de trabalho e indicadores de saúde mental em quatro universidades públicas, sendo uma delas a UEPB. A pesquisadora enfatiza que espera que o conhecimento dos resultados da pesquisa facilitem os atores socias superarem as condições problemáticas de trabalho, e que os esforços e a reflexão psicosociológica feita pela equipe pesquisadora possam  contribuir para ações de gestão bem sincronizadas com atividades de assistência à saúde dos servidores, bem como o envolvimento desses na busca de soluções.

“A pesquisa foi realizada com docentes e servidores técnico administrativos educacionais (TAE), aplicando questionários estruturados que tiveram validade examinada antes e/ou durante o desenvolvimento da pesquisa. Na UEPB participaram 147 servidores (TAE e docentes). Os resultados mostraram existir diferenças entre as quatro universidades nos relatos de alterações psíquicas comuns e de interferência do trabalho na família. Na UEPB foram identificados, de um lado, fatores agravantes à saúde mental, como os níveis de exigência e invasão do trabalho na vida familiar durante a pandemia, e de outro lado, fatores protetores como o clima de respeito às limitações individuais e o suporte da instituição à saúde dos servidores”, aponta a docente.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima, a pesquisa desenvolvida junto a servidores de Instituições de Ensino Superior e que contemplou a UEPB poderá fornecer dados que possibilitem um direcionamento das ações de gestão de pessoas na Instituição. “O evento foi bastante significativo, pois, aproximou teoria, pesquisa e a realidade institucional. Os dados são importantes para pensarmos que estamos no caminho certo quanto à política de saúde mental e ao cuidado direcionado a servidores e servidoras e nos permite aferir que nos atentamos aos diferentes contextos institucionais de docentes e técnicos administrativos. Mostra-nos também caminhos para pensarmos e atuarmos na área da saúde do trabalhador na Instituição”, avalia.

A pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa, professora Nadja Oliveira,  parabeniza o PPGPS pela realização do evento e “apresentação dos resultados de uma pesquisa que traz resultados com potencial norteador para consolidação da política institucional nas universidades, incluindo a UEPB, no que tange à saúde mental e à qualidade de vida de docentes e técnicos administrativos. Os resultados obtidos da pesquisa também evidenciaram que os escores de suporte de saúde demonstraram um considerável reconhecimento da comunidade acadêmica quanto às ações institucionais na UEPB durante o período pandêmico, o que recebemos com satisfação pelo dever cumprido pelo Comitê Gestor da COVID”, declara.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos