Projeto de Extensão “Anti-Horário” realiza exposição e debate sobre novas vertentes do Jornalismo

29 de agosto de 2023

Como parte das atividades do projeto de extensão “Anti-Horário”, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenado pelo professor e jornalista Antônio Simões Menezes, será realizado nesta quarta-feira (30), a exposição e o debate sobre as novas vertentes do Jornalismo.

A atividade, que acontece dentro da programação do Jubileu dos 50 anos do curso de Jornalismo da UEPB, acontecerá no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I e será mediada pela estudante bolsista do projeto, Letícia Ferreira. Durante o evento, o professor Antônio Simões fará uma exposição sobre as iniciativas e ações desenvolvidas pelo projeto desde o seu nascedouro. O evento terá início a partir das 7h30 e é uma promoção do Departamento de Comunicação (DECOM) da Instituição e do Grupo de Pesquisa, “Comunicação, Cultura e Desenvolvimento”.

O projeto “Anti-Horário” surgiu em 2018 com o objetivo de trabalhar com notícias inspiradoras, fazendo um contraponto à maior parte do conteúdo jornalístico divulgado pela mídia. Nesse sentido, foi produzida uma série de vídeos para o canal Anti-Horário no YouTube com a temática da gentileza. Em 2019 o projeto se expandiu, começando a oferecer aperfeiçoamentos para estudantes das escolas públicas de Campina Grande para produzirem conteúdos com esse viés inspirador.

Cadastrado no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) cota 2020/2021, em 2021 o projeto passou a promover transmissões no Instagram (@projetoantihorario) com a perspectiva de ampliar o público é contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O jornalista e professor Antônio Simões Menezes coordena o projeto e conta com uma equipe de estudantes do curso que têm desenvolvido estratégias para aumentar a visibilidade dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O foco nessa estratégia já acontece há cinco anos, produzindo narrativas inovadoras para o debate na sociedade atual, sempre focando em jornalismo de soluções. O projeto já conta com revista, eventos, capacitação para alunos da rede pública para desenvolvimento de produtos midiáticos e premiações.

Texto: Severino Lopes