INOVATEC começa a traçar estratégias para transferência de tecnologia de equipamento desenvolvido no Nutes

8 de agosto de 2022

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) começou a definir na manhã desta segunda-feira (8), as estratégias de transferência de tecnologia de um equipamento médico desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Instituição, em parceria com uma empresa de Campina Grande. A reunião foi realizada na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e contou com a presença da coordenadora da INOVATEC, professora Simone Lopes, da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, professora Nadja Maria da Silva Oliveira, um representante da empresa Cordeiro e Cardoso LTDA, além da inventora, Karolina Celi.

A invenção, desenvolvida pelo Nutes, em parceria com o inventor Klebson Cordeiro, consiste em um sugador responsável por fazer a esterilização de ambientes. O equipamento, batizado de “Instrumento para Aspiração e Esterilização de ambientes por radiação Ultravioleta”, foi desenvolvido inicialmente para a Odontologia, mas, conforme enfatizou a professora Simone, pode ser utilizado em outras áreas para a esterilização de ambientes hospitalares.

“Esta reunião foi para tratar as estratégias de transferência de tecnologia da patente que a gente fez a proteção do sugador. Esse produto além de fazer a esterilização de ambiente também e pode ser usado em clínicas de saúde” explicou. Na UEPB, a INOVATEC é responsável por ações relacionadas à inovação tecnológica, propriedade intelectual, com o patenteamento de invenções e a transferência destas tecnologias para o setor produtivo, além de promover o empreendedorismo inovador na Universidade.

Texto: Severino Lopes