Laboratórios e espaços multiusuários

Laboratórios da Instituição

Este catálogo de laboratórios apresenta o conjunto de espaços, serviços e estruturas de ensino, pesquisa, extensão e inovação disponíveis em todos os campi da UEPB. Para este catálogo, consideramos “laboratório” em seu sentido mais amplo, como espaço de produção de conhecimento científico, artístico e cultural, e como espaço de promoção de atividades de ensino e extensão.

Nesta primeira versão do catálogo reunimos informações de XXX laboratórios, cujos dados foram levantados no segundo semestre de 2022. Devido ao intenso dinamismo universitário, as informações aqui disponíveis podem estar desatualizadas poucos meses após sua coleta, devido ao trabalho constante dos docentes e da administração que constantemente busca recursos para reestruturação e criação de novos espaços na UEPB, o que torna a atualização desses dados, uma tarefa contínua.

Essas informações ao mesmo tempo em que são úteis para gestão e planejamento das atividades da UEPB, visto que permite conhecer melhor e dimensionar nossas capacidades instaladas, também se tornam um importante marco que permitirá a celebração de novas parcerias entre pesquisadores da própria UEPB e de outras Instituições / empresas/ indústrias, e que viabilizará uma mais efetiva colaboração em pesquisa, trazendo assim maiores descobertas, inovações, e transformações das pesquisas em produtos que atendam as necessidades da sociedade.

A Central de Laboratórios Multiusuários da UEPB (LABMULTI) são instalações de pesquisa ou de apoio à pesquisa, de caráter multiusuários, disponíveis para usuários internos e externos à UEPB, que congregam equipamentos de médio e grande porte e que oferecem serviços aos usuários, executados por técnicos especialistas, grupos de pesquisas, pós-graduandos ou pelo próprio usuário após treinamento, de acordo com o que estabelece a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/007/2021.

Os Laboratórios Associados são organizados com coordenador, vice-coordenador e corpo técnico-administrativo, responsáveis pela sua operação, e Regimento Interno. Os serviços prestados às comunidades interna e externa devem ser solicitados através de página web própria.

LABORATORIOS ASSOCIADOS

  • Laboratório de Formação de Professores(as) de Ciências;
  • Laboratório de Saneamento Ambiental – LABSAM;
  • Laboratório de Análises e Diagnóstico;
  • Laboratório de Biologia Molecular;
  • Laboratorio de Desenvolvimento regional, Big Data e Geoprocessamento;
  • Laboratório de Matemática e Educação Matemática;
  • Laboratório de Ecofisiologia e Melhoramento de Plantas;
  • Laboratório de Entomologia Médica e Molecular

O Centro de Bioterismo Prof. Eduardo Barbosa Beserra é uma área de criação e experimentação de animais de laboratório livres de patógenos específicos (Specific Pathogen Free – SPF). É vinculado ao campus I da Universidade Estadual da Paraíba na Cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Foi inaugurado no dia 11 de dezembro de 2020.

Conta com uma área total de 573,70 m2 e 507,30 m2 de área construída, sendo a primeira instituição de animais SPF do estado da Paraíba.

O biotério possui potencial de suportar e promover o desenvolvimento de estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos para atendar às pesquisas pré-clínicas e demais atividades da área acadêmica, em conformidade com as políticas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

O local é composto por duas salas destinadas aos animais da colônia de criação – uma de rato e uma de camundongo – e duas ao alojamento de ratos e camundongos da experimentação, também separadas por espécie. A área experimental ainda conta com uma sala de procedimentos e outra para a eutanásia.

Toda a instalação foi construída com materiais e fluxos específicos, em concordância com as diretrizes da Resolução Normativa nº 15 de 16 de dezembro de 2013.

Atualmente, a área experimental é certificada para execução de atividades de Nível de Biossegurança I (NB-1), ou seja, aquelas que possuem baixo risco de causar doença ao homem e ao animal.

Esta estrutura possui capacidade de produzir até 810 camundongos por mês e até 300 ratos, totalizando 1110 animais que podem ser destinados à experimentação e ao abastecimento de outros centros de pesquisa da região. A área experimental também é capaz de suportar 810 camundongos e 180 ratos em uma só vez. Em ambas as áreas os animais são mantidos em Racks ventilados com microisoladores, de forma a assegurar o padrão sanitário SPF.

Portanto, é uma estrutura que combina aspectos construtivos, equipamentos e métodos operacionais que buscam estabilizar as condições ambientais das áreas fechadas e restritas. Com isso, é capaz de minimizar a probabilidade de patógenos e outros organismos indesejáveis contatarem ou infectarem a colônia de animais, reduzindo possíveis danos aos resultados experimentais.