Estrutura

Pró-Reitor
Prof. Dr. Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior

E-mail: franciscojaime@servidor.uepb.edu.br

Contatos: prpgp.uepb.edu@gmail.com / prpgp@setor.uepb.edu.br | WhatsApp = 3315.3388 / (83) 3315-3388

Pró-Reitora Adjunta
Profª. Drª. Nadja Maria da Silva Oliveira
nadjamso@uepb.edu.br | WhatsApp = 3315.3388 / (83) 3315-3388 / 3315-3384
E-mail: prpgp@setor.uepb.edu.br

Secretaria da Pró-Reitoria
Assessora: Sandra Maria
prpgp@setor.uepb.edu.br
WhatsApp: 83 3315.3388  –  E-mail: prpgp@setor.uepb.edu.br

 

Compete à Pró-reitoria assessorar a reitoria em todas as atividades relacionadas à pós-graduação e pesquisa no âmbito interno e externo à universidade. Entre suas principais responsabilidades estão:

  • Representar a Pró-Reitoria e a Reitora, quando por ela for indicado;
  • Participar do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) como membro efetivo, levando pautas, e emitindo pareceres dentro da área de sua competência;
  • Presidir a Câmara de Pós-Graduação;
  • Propor as diretrizes sobre a política de ensino de pós-graduação e pesquisa no âmbito da UEPB;
  • Assessorar e supervisionar a avaliação do sistema de ensino de pós-graduação;
  • Planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades da Pró-Reitoria alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais planos institucionais;
  • Estabelecer metas e indicadores que visem à integração dos órgãos que compõem à Pró-Reitoria bem como à sua interação com os demais órgãos e instâncias universitárias;
  • Constituir comissões ou grupos de trabalho para estudo de assuntos de interesse da Pró-Reitoria e da universidade;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação.

Assessora: Sandra Maria da Silva

SEC. PRPGP – WhatsApp = 3315.3388
E-mail: prpgp@setor.uepb.edu.br

Contatos: (83) 3315-3388 | (83) 3315-3384 | E-mail: prpgp.uepb.edu@gmail.com

A secretaria da Pró-Reitoria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto à pró-reitora

Competências:

  • Controle da agenda e dos compromissos da Pró-Reitoria;
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Organização de arquivos;
  • Atendimento e apoio a comunidade universitária e público em geral;
  • Organização de Eventos Científicos da Pró-Reitoria;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações da Coordenação;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação.

Atendimento

Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 7h30 às 17h00.

Técnicos Administrativos
Maria de Fátima Albuquerque
Contatos: equipetecnicaprpgp@setor.uepb.edu.br – WhatsApp= 8333153386 | 3315 3386

A assessoria técnica da Pró-Reitoria tem como principais atribuições dar assistência direto aos processos que são direcionados à pró-reitora em quaisquer um dos assuntos descritos a seguir. Entre suas principais atribuições estão:

Competências:

  • Recebimento, despacho e conferência de documentos/processos;
  • Análise dos pedidos de afastamento de docentes e/ou técnicos-administrativos para capacitação;
  • Análise dos processos de Progressão Funcional por capacitação
  • Análise dos processos de pedido de ressarcimentos de incentivos institucionais operacionalizados pela pró-reitoria (auxilio tradução e incentivo publicação)
  • Auxílios com recurso da UEPB para docentes/discentes da IES;
  • Atendimento e apoio a comunidade universitária e público em geral;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação.

Atendimento

Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 7h30min. às 17h.

Técnicos Administrativos
Bruna Maria
Contatos: (83) 3315 3382 – prpgpdc@uepb.edu.br

O setor de Certificados e Diplomas da Pró-Reitoria tem como principal atribuição a emissão de certificados dos Cursos Lato sensu (Especializações) e diplomas dos Cursos Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

Competências:

  • Realizar os serviços inerentes ao setor;
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Emissão e Entrega de Diplomas Stricto Sensu Lato Sensu;
  • Atendimento e apoio a comunidade universitária e público em geral;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento

Segunda a sexta-feira, exceto feriados |

Remoto: das 7h30min. às 17h00, através do e-mail: prpgpdc@setor.uepb.edu.br

Coordenador
Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino 

Contatos: coordgeraldepos@setor.uepb.edu.br | WhatsApp (83) 3315-3460

A Coordenação Geral da Pós-graduação Stricto Sensu (CGSS) tem por finalidade a coordenação dos Programas prezando por sua qualidade acadêmica, e dando suporte aos técnicos, docentes e discentes. Entre suas principais atribuições estão:

Competência:

  • Apoiar a Pró-reitoria no planejamento e implantação das políticas para ampliação e consolidação da pós-graduação stricto sensu;
  • Assessorar a Pró-Reitoria no acompanhamento dos programas de pós-graduação stricto sensu existentes;
  • Assessorar e acompanhar a elaboração de propostas de novos programas de pós-graduação stricto sensu;
  • operacionalizar e assessorar atividades nas plataformas de sistemas desenvolvidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
  • Analisar, acompanhar e responder diligências expedidas pela CAPES e outros órgãos públicos;
  • Propor normas, diretrizes e ações para o planejamento das atividades de pós-graduação stricto sensu;
  • Contribuir com a execução da política da Universidade no que concerne à pós-graduação stricto sensu;
  • Contribuir com a execução dos projetos de pesquisa institucionais da Universidade no que concerne à pós-graduação;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações da Coordenação;
  • Acompanhar as atividades dos programas de pós-graduação stricto sensu, verificando matrículas, calendários acadêmicos e gerenciando demandas e editais;
  • Realizar o controle de bolsas de pós-graduação stricto sensu;
  • Realizar o controle dos recursos da pós-graduação stricto sensu;
  • Analisar e emitir parecer em editais de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Emitir parecer em processos de ofertas ou relatórios de cursos pós-graduação stricto sensu;
  • Acompanhar a elaboração dos regimentos internos dos cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de Editais a serem publicados pela PRPGP;
  • Acompanhar a divulgação de Editais por órgão de fomento que envolvem Programas de Pós-Graduação;
  • Acompanhar e executar ações referentes ao programa institucional de professor visitante;
  • Dar suporte à autoavaliação e eventual fechamento de programa de pós-graduação;
  • Apoiar na divulgação dos cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Técnicos Administrativos

Mateus Souza Santos

mateussouza@servidor.uepb.edu.br | WhatsApp (83) 3315-3460

Roberto Santos
robertosantos@servidor.uepb.edu.br | WhatsApp (83) 3315-3460

A secretaria da Coordenação Geral da Pós-Graduação (Stricto Sensu) tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao coordenador no que diz respeito a:

Competência:

  • Assessoria na Coordenação Geral da Pós-Graduação nos assuntos relacionados ao Programas Stricto Sensu;
  • Assessoria na Plataforma Sucupira;
  • Preparar agenda, pauta, marcar audiências e reuniões;
  • Realizar os serviços inerentes à secretaria;
  • Redigir atos administrativos e documentos oficiais
  • Gestão do Sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (Stricto Sensu) – SCAPG.
  • Assessoria na Plataforma Sucupira;
  • Reconhecimento de diplomas estrangeiros, utilizando a ferramenta Carolina Bori (CAPES/MEC);
  • Elaboração das pautas das convocações para as reuniões ordinárias e extraordinárias da Coordenação;
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Organizar e secretariar as reuniões da Câmara de Pós-Graduação;
  • Colaborar na organização de reuniões e eventos;
  • Elaboração da Ata das reuniões;
  • Atendimento ao público e gestores das coordenações;
  • Alimentação de dados na página da PRPGP.
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação

Atendimento

Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 7h30min. às 17h00.

Técnicos Administrativos
Alessandra Barbosa Santos

Contatos: strictosensu.at@setor.uepb.edu.br | 3315 3386

 Strico Sensu
Bolsas/ PROAP/ Recursos FAPESQ/
Whatsapp: 3315-3385
E-mail: strictosensu.at@setor.uepb.edu.br

A assessoria Técnica Stricto Sensu tem como principais atribuições:

Competências:

  • Gerenciar os auxílios financeiros dos Programas de Pós-Graduação (PROAP/CAPES / AUXPPPG / PDPG/CAPES/FAPESQ / etc);
  • Acompanhamento (cadastrar, suspender, reativar, cancelar) de Bolsas da Pós-Graduação (DS-CAPES / PNPD/CAPES / FAPESQ, etc);
  • Recebimento, despacho e conferência de documentos/processos;
  • Organização de arquivos;
  • Atendimento e apoio a comunidade universitária e público em geral
  • Controlar os recursos financeiros de fontes de convênios e destaques;
  • Coordenar a compra e a distribuição dos materiais e equipamentos; adquiridos com recursos dos convênios;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação

Atendimento

Horário: 7h30min. às 17h00.

Técnicos Administrativos
Mateus Souza Santos
Contatos: mateussouza@servidor.uepb.edu.br | ZAP (83) 3315-3460 – 7h30min. às 17h00.

 A Seção de Acompanhamento e Avaliação de Cursos, tem por competência:

  • subsidiar os programas de pós-graduação quanto aos processos de avaliação institucional, visando à melhoria da qualidade no desempenho acadêmico desses programas;
  • elaborar relatórios com dados estatísticos da pós-graduação stricto sensu;
  • acompanhar as normativas e regimento dos programas de pós-graduação stricto sensu;
  • acompanhar e orientar os programas durante o preenchimento dos dados na Plataforma Sucupira ou equivalente;
  • acompanhar o processo de autoavaliação dos programas;
  • Acompanhar a vida acadêmica dos estudantes de pós-graduação desde a emissão de declarações até a homologação e emissão do diploma ou certificado
  • auxiliar no monitoramento dos egressos até 5 anos após sua conclusão, subsidiando os Programas de pós-graduação.

Coordenador
Prof. Dr. Gilvan de Melo Santos

Contatos: sec.latosensu@setor.uepb.edu.br | WhatsApp = 3315.3365 / (83) 3315.3365

A Coordenação Geral das Especializações (Lato Sensu) (CLS) tem como diretriz o planejamento das políticas institucionais voltadas para a pós-graduação lato sensu (Especializações) objetivando a formação e aprimoramento de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento. Dentre suas atribuições se destacam:

Competência:

  • Apoiar a Pró-reitoria no planejamento e implantação das políticas para ampliação e consolidação da pós-graduação lato sensu;
  • Propor normas e diretrizes para a pós-graduação lato sensu;
  • Assessorar a Pró-Reitora nos processos de indução e criação de novos cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Orientar órgãos proponentes, coordenações e docentes, aptos a coordenar, a elaborar propostas de cursos de especialização;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações e Cursos da Coordenação;
  • Acompanhar e analisar o andamento e a avaliação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e atuar para sua melhoria;
  • Analisar e emitir parecer em editais de seleção de cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Emitir parecer em processos de ofertas ou relatórios de cursos pós-graduação lato sensu;
  • Acompanhar a elaboração dos regimentos internos dos cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Apoiar na divulgação dos cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Técnicos Administrativos

  • Luciana Rodrigues de Araújo
  • Lisiane Santos de Almeida

Contatos: WhatsApp = 3315.3365 /  (83) 3315.3365
E-mail: sec.latosensu@setor.uepb.edu.br

A secretaria da Coordenação Geral das Especializações (Lato Sensu) tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao coordenador no que diz respeito a:

Competências:

  • Assessoria na Coordenação Geral da Pós-Graduação nos assuntos relacionados ao Cursos Lato Sensu;
  • Preparar agenda, pauta e marcar audiências;
  • Realizar os serviços inerentes à secretaria;
  • Gestão do Sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (Lato Sensu) – SCAPG.
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Elaboração da Ata das reuniões;
  • Colaborar na organização de reuniões e eventos;
  • Organização de arquivos;
  • Atendimento e apoio a comunidade universitária e público em geral;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação

Atendimento

Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 7h30min. às 17h.

Coordenador
Prof.  Dr. Carlos Henrique Salvino Gadêlha Meneses

Contatos: pibic@setor.uepb.edu.br | epibic2018@gmail.com  |  (83) 3315-3362

A Coordenação Geral de Pesquisa (CGP) tem por finalidade planejar, articular e coordenar as atividades e políticas de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UEPB no âmbito da graduação e da pós-graduação, incluindo o funcionamento e gestão das estruturas de pesquisa (laboratórios, laboratórios multiusuários (LABMULTI) e biotério), a gestão do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, a submissão de editais para captação de recursos financeiros e bolsas em editais públicos ou privados, a coordenação dos editais internos de fomento, a exemplo do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ), assim como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apoiando assim a formação de pessoal de alta qualificação. Entre suas principais atribuições se destacam:

Competência:

  • Apoiar a Pró-reitoria no planejamento e implantação das políticas de Pesquisa, Tecnologia e Inovação;
  • Assessorar a Pró-Reitoria na gestão e acompanhamento dos programas de Iniciação Científica (organização dos processos de seleção, avaliação e acompanhamento sistemático das ações);
  • Possibilitar maior articulação entre a graduação e a pós-graduação;
  • Realizar o controle das bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica;
  • Analisar, acompanhar e responder diligências expedidas pelo CNPQ, FAPESq e outros órgãos públicos;
  • Propor normas, diretrizes e ações para o planejamento das atividades de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na UEPB;
  • Interagir, operacionalizar e assessorar atividades nas plataformas de sistemas desenvolvidas pelo CNPq;
  • Interagir com os Comitês Local e Externo do PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.
  • Planejar e organizar o Encontro de Iniciação Científica (ENIC)
  • Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de Editais a serem publicados pela PRPGP;
  • Gerir as estruturas multiusuárias de pesquisa, em especial o biotério e o LABMULTI;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações da Coordenação;
  • Acompanhar a divulgação de Editais por órgão de fomento;
  • Apoiar na divulgação das atividades de pesquisa;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Técnicos Administrativos

  • Andréa Ferreira Leite
  • Manoel Joaquim Isidro

Contatos: (83) 3315 3362 – pibic@setor.uepb.edu.br

A secretaria da Coordenação Geral da Pesquisa (CGP) tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao coordenador no que diz respeito a:

Competência:

  • Realizar os serviços inerentes à secretaria;
  • Oferta e Gerenciamento de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  • Gestão da plataforma e-PIC;
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Atendimento e apoio aos alunos do PIBIC;
  • Atendimento sobre o Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa – PROPESQ;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações da Coordenação;
  • Apoiar na divulgação das atividades de pesquisa;
  • Colaborar na organização de reuniões e eventos;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.
  • Colaborar na organização de reuniões e eventos;

Técnicos Administrativos:

  • Thaíse Sales Urtiga de Farias

Contatos: (83) 3315 3362 – setordepesquisa@setor.uepb.edu.br / labmulti@setor.uepb.edu.br / 7h30min. às 17h.

O setor de pesquisa é a estrutura da Coordenação Geral de Pesquisa responsável por gerir, manter, organizar e atualizar a disponibilização de informações e o funcionamento, das estruturas de pesquisa (laboratórios, laboratórios multiusuários (LABMULTI) e biotério), e do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Entre suas principais atribuições se destacam:

Competências:

  • Gestão, manutenção e atualização do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq;
  • Gestão, manutenção e atualização das informações relativas ao “Quem somos? O que fazemos?”;
  • Manutenção, atualização e organização das informações relativas aos bolsistas de produtividade, bolsistas de pós-doutorado e professores visitantes da UEPB;
  • Organizar, manter e coordenar os Laboratórios e espaços multiusuários da Instituição e da PRPGP, incluindo Biotério e LABMULTI;
  • Recebimento, distribuição, despacho, acompanhamento, tramitação e conferência de documentos/processos;
  • Atendimento e apoio aos pesquisadores e grupos de pesquisa;
  • Elaborar planejamento e relatório anual das ações;
  • Apoiar na divulgação das atividades de pesquisa;
  • Colaborar na organização de reuniões e eventos;
  • Desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Coordenadora: Profa. Drª. Patrícia Meira Bento – http://lattes.cnpq.br/7371238765825611

Coordenadora Adjunta: Profa. Drª Gabriela Maria Cavalcanti Costa – http://lattes.cnpq.br/3232838572182194

Secretária: Aline Vieira

CEP/UEPB- WhatsApp = 8333153373  | (83) 3315-3373

E-mail: cep@setor.uepb.edu.br

Competência Técnica:

  • Apreciação documental e tramitação dos projetos submetidos na Plataforma Brasil.
  • Execução das exigências do Conselho Nacional de Ética (CONEP), vinculado ao Ministério da Saúde.
  • Elaboração das pautas das convocações para as reuniões ordinárias e extraordinárias do Comitê de Ética.
  • Organização da reunião quinzenal dos membros para debate de projetos pelo Colegiado.
  • Recebimento, despacho e conferência de documentos/processos em geral.
  • Elaboração da Ata das reuniões.
  • Elaboração de relatório de atividades.
  • Controle e organização dos arquivos.
  • Atendimento e apoio à comunidade universitária e público em geral.

Coordenadora: Dra. Pollianna Muniz Alves

Coordenadora Adjunta: Dra. Vanda Lúcia dos Santos

Secretaria: Alessandra Barbosa Santos

Contato: (83) 3315-3385

CEUA/ Pesquisa animal/
Whatsapp: 3315-3385

E-mail: ceua@setor.uepb.edu.br