Pesquisa

Apresentação

A Coordenação Geral de Pesquisa (CGP) tem por finalidade planejar, articular e coordenar as atividades e políticas de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UEPB no âmbito da graduação e da pós-graduação, incluindo o funcionamento e gestão das estruturas de pesquisa (laboratórios, espaços multiusuários (LABMULTI) e biotério), a gestão do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, a submissão de editais para captação de recursos financeiros e bolsas em editais públicos ou privados, a coordenação dos editais internos de fomento, a exemplo do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ), assim como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apoiando assim a formação de pessoal de alta qualificação.

Quem somos? O que Fazemos?

Trata-se de um conjunto de informações disponíveis sobre os pesquisadores/servidores e as estruturas de pesquisa (laboratórios / estruturas multiusuárias) da UEPB, que permite identificar facilmente pessoas e laboratórios que tem conhecimento acadêmico / técnico / científico sobre um tema específico, ou uma determinada área do conhecimentos.

Esse conjunto de informações contribui para divulgação dos profissionais, ao mesmo tempo em que disponibiliza informações sobre os laboratórios, suas infraestruturas, assim como os serviços que podem ser ofertados, permitindo melhor otimização dos recursos institucionais, ao mesmo tempo que servirá de marketing para oferta de serviços, e atração de empresas, indústrias, ou outros setores que demandem de serviços especializados, e que tem potencial de ser atendidos pela UEPB

Iniciação Científica (PIBIC)

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários – por meio do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), e da própria instituição. Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação.

Laboratórios e espaços multiusuários

Como parte da ação Quem somos? O que fazemos? São disponibilizados o conjunto de espaços, serviços e estruturas de ensino, pesquisa, extensão e inovação disponíveis em todos os campi da UEPB, incluindo seus laboratórios multiusuários que atendem dezenas de pesquisadores da UEPB e de outras Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Espaço que permite a interação dos laboratórios da UEPB entre si, e com outras Instituições / empresas/ indústrias visando a celebração de parcerias, a oferta de serviços, e a colaboração em pesquisa e em inovação.

Diretório dos Grupos de Pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa é um inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica na Instituição.