Perguntas e Respostas Frequentes – Grupos de Pesquisa

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que se subordinam ao grupo (e não ao contrário);
  • e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.

O cadastro de um grupo é feito pelo seu líder, por meio de um formulário eletrônico padronizado e mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes). Mas atenção, para ter acesso ao formulário, o Líder precisa estar previamente autorizado como tal pelo Dirigente de pesquisa da sua instituição.

Se você é líder de grupo de uma instituição participante do Diretório e ainda não está cadastrado como tal, o primeiro passo é encaminhar um e-mail para pibic@setor.uepb.edu.br registrando seu interesse em cadastrar um Grupo de Pesquisa, e informando:

  • Nome completo e matrícula institucional
  • Link do Currículo Lattes

O Dirigente da Instituição irá fazer a indicação na plataforma http://dgp.cnpq.br/dgp/, para que o Líder realize o cadastramento do Grupo de Pesquisa.

A forma como o sistema do Diretório foi construído, e de acordo com o próprio conceito de grupo que foi estabelecido, não há como associar um grupo a duas instituições. Toda a captura dos dados é centralizada em uma única autoridade institucional de pesquisa, que cadastra seus líderes e certifica seus grupos.

Os pesquisadores do grupo não precisam ser, necessariamente, da mesma instituição, porém, os primeiros líderes sim. Pode haver pesquisadores de várias instituições, que trabalham juntos nas linhas, ou em algumas linhas, de pesquisa do grupo. Nesse caso, fica a critério dos próprios membros do grupo, em consonância com os Dirigentes de pesquisa, a qual instituição o grupo vai ficar vinculado no DGP. Em geral, se decide pela instituição do líder e/ou onde está o maior o conjunto de pesquisadores, estudantes e técnicos.

O 1º Líder tem que pertencer à Instituição detentora do Grupo de Pesquisa.

Um grupo pode ter, no máximo, dois líderes. No entanto, por uma questão operacional, apenas o denominado primeiro líder tem acesso ao Formulário Grupo (CPF e senha do Lattes), sendo o responsável pelo cadastro e atualização dos dados.  Conceitualmente, o primeiro e o segundo líder têm exatamente o mesmo “valor” no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). A denominação 1º líder serve apenas para identificar o responsável pelo preenchimento e envio do formulário ao CNPq. O sistema não permite que ambos os líderes acessem o mesmo formulário para evitar problemas técnicos no caso de acesso simultâneo, e também evitar contradições de informações

Sim. Não há qualquer restrição quanto à participação de estrangeiros no grupo. No entanto, o currículo Lattes também é obrigatório para esses pesquisadores. No entanto, quando um estrangeiro não é residente no Brasil e colabora apenas eventualmente com o grupo, há um campo específico para Colaboradores estrangeiros na versão atual do Formulário.

Sim. Um grupo pode ser composto de apenas um pesquisador. Na quase totalidade desses casos, os grupos se compõem do pesquisador e dos estudantes que orienta. Todavia, os grupos unitários são atípicos no Diretório.

Um novo grupo enviado ao CNPq entra na base de dados na situação “Grupo Aguardando Certificação”. O dirigente de pesquisa da instituição do grupo deve então certificar ou negar a certificação dele. Apenas os grupos certificados são divulgados pelo CNPq, e podem ser consultados no link “Buscar Grupos” no Portal http://dgp.cnpq.br/dgp/. O grupo pode demorar até 12h para estar disponível nessa busca, após certificado ou atualizado.

Os grupos nas demais situações, diferentes de ‘grupo certificado’, só podem ser visualizados pelos dirigentes e pelos próprios participantes em suas páginas específicas, disponíveis pelo link “Acessar o Diretório” (http://dgp.cnpq.br/dgp/)  mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do Lattes).

São considerados válidos para o CNPq apenas os grupos que foram certificados pelos dirigentes institucionais de pesquisa, tanto nos censos como na Base Corrente. Um grupo com situação diferente de Grupo certificado (seja aguardando certificação, em preenchimento, com certificação negada ou excluído), só pode ser visualizado pelo Dirigente de pesquisa e pelos seus participantes (líderes, pesquisadores, estudantes e técnicos), por meio de senha, em suas respectivas páginas no site do Diretório (http://dgp.cnpq.br/dgp/).

As situações podem ser: Certificado, Certificado não-atualizado, Aguardando certificação, Certificação negada, Excluído e Em preenchimento.

O grupo é carregado na base de dados imediatamente após o envio. No entanto, para que fique disponível para consultas públicas no portal do DGP (Buscar Grupos): http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf , é necessário um prazo de até 12 horas, após certificado ou atualizado.

Sim, pois o que distingue um grupo do outro não é somente o nome, mas um conjunto de informações, onde se inclui: instituição, área predominante e líder.

Todas as informações prestadas sobre o grupo podem ser alteradas, inclusive o nome do grupo, só existindo duas exceções: a Área predominante e a Instituição do grupo. Essas duas informações permitem a identificação do grupo na base de dados, por isso o sistema não aceita que elas sejam alteradas.

Caso o líder queira alterar a área predominante do grupo, para o DGP isso configura a criação de um novo grupo. Assim, o líder deve cadastrar um novo grupo e excluir o antigo da base. Essas duas opções estão disponíveis na página do líder.

Se você utilizou o link http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf “Buscar Grupos”, Base corrente, e não encontrou o grupo, pode estar ocorrendo uma das situações abaixo:

  1. Houve troca do 1º líder do grupo, alterando a situação do mesmo para ‘grupo aguardando certificação’. Isso exige uma nova certificação pelo Dirigente de pesquisa da sua instituição;
  2. O grupo teve a certificação retirada pelo Dirigente de pesquisa da instituição, tendo sua situação alterada para ¿grupo com certificação negada¿;
  3. O grupo foi excluído pelo próprio líder;
  4. O grupo foi excluído automaticamente pelo sistema após permanecer mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização (um grupo certificado que fica mais de 12 meses sem atualização passa para a situação de grupo certificado não-atualizado. Após mais 12 meses, é excluído automaticamente).

Um grupo que teve a certificação negada pode ser alterado pelo líder e enviado novamente, ficando na situação aguardando certificação pelo Dirigente.

Um grupo excluído não pode mais ser recuperado. Caso o grupo ainda esteja ativo, o líder precisará cadastrar o grupo novamente.

Se você é líder, pesquisador, estudante ou técnico, acesse sua página do Diretório, disponível no link http://dgp.cnpq.br/dgp/ (informando CPF e senha do Lattes), para verificar a situação do grupo, pois apenas os grupos certificados ficam disponíveis para consultas públicas.

De duas formas:

  • Pelo link “Buscar Grupos” do Portal DGP, onde estão os grupos certificados pelos dirigentes institucionais de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf
  • Ou por acesso restrito, link http://dgp.cnpq.br/dgp/ (informando CPF e senha CNPq, a mesma do Lattes), onde pesquisadores, estudantes e técnicos podem visualizar todos os grupos de que participam, mesmo que não estejam certificados (grupos aguardando certificação, grupos em preenchimento etc.). Um integrante pode, ainda, se autoexcluir de um grupo de que não mais participa ou no qual foi incluído indevidamente.

Pesquisadores, estudantes ou técnicos que tenham sido incluídos indevidamente ou que já não mais participam de um grupo devem:

  • Dirigir-se ao líder do grupo e solicitar que o retire; ou
  • Se autoexcluir do grupo. Todos os participantes possuem acesso às suas páginas específicas, a partir do link “Acessar o Diretório” – http://dgp.cnpq.br/dgp/ , mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do Lattes). Estando em sua página específica, acionar a opção “Autoexcluir-se do grupo”, correspondente ao grupo em questão. Com essa ação, o grupo passará para a situação  “em preenchimento” e o líder terá que enviá-lo novamente ao CNPq para que ele volte à situação anterior.

Não. O líder não pode “transferir” o grupo de uma instituição para outra, pois ele próprio e o seu grupo foram “autorizados” pelo Dirigente de pesquisa da primeira instituição à qual o grupo ficou vinculado. Assim, se o líder mudar de instituição, ele deve entrar em contato com o Dirigente de pesquisa da nova instituição e solicitar seu cadastramento como líder, para depois cadastrar um novo grupo, já vinculado à nova instituição. O líder deve, também, excluir o grupo da instituição anterior ou passar a liderança para outro pesquisador do grupo.