Perguntas e Respostas Frequentes – PBIC

PIBIC-Af, PIBIT, PIBIC-EM e PIVIC

Os proponentes dos projetos poderão ser Professores (com título de doutor e mestre) e técnicos administrativos (com título de doutor) pesquisadores da UEPB, em regime de Dedicação Exclusiva, ou T-40, e em atividade na UEPB. Poderão, ainda, participar professores visitantes ou bolsistas seniores, PNPD e DCR, vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu desta IES, cujos benefícios ou contratos permaneçam em vigência durante a execução do projeto PIBIC, bem como professores aposentados da UEPB que estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu da UEPB.

A participação está condicionada à submissão, cumprimento de normas previstas no edital anual do PIBIC/UEPB, aprovação e classificação do projeto inscrito. O edital PIBIC normalmente é publicado entre os meses de abril/maio, e divulgado na página da Iniciação Científica da Instituição: https://uepb.edu.br/prpgp/pesquisa/iniciacao-cientifica/

Deverá interagir com os pesquisadores da sua área de interesse ou curso para demonstrar seu interesse em participar da iniciação científica. A indicação do aluno é realizada pelo proponente (professor ou técnico) durante a inscrição do projeto de pesquisa no período estabelecido em edital.

• Regularidade de matrícula;
  • Coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0 (sete), conforme RN 017/2006 alterada pela RN 042/2013;
  • Disponibilidade do aluno de, no mínimo, 10 (dez) horas semanais para participar das atividades de pesquisa de acordo com a Resolução UEPB/CONSEPE/05/2000;
  • Não é permitido acumulação de bolsa de iniciação científica com a de outro programa de quaisquer agências de fomento e/ou da própria UEPB, assim como não permitir seu acúmulo em mais de um projeto de pesquisa, de extensão ou monitoria.
  • O aluno deve ter obrigatoriamente, no mínimo, um (01) semestre letivo cursado no ato da inscrição do projeto e, no mínimo, um (01) semestre letivo para conclusão do curso de graduação quando do término de projeto.

As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. O início e o término de vigência são indicados no edital de seleção.

Apenas os estágios obrigatórios que fazem parte da grade curricular do curso de formação do estudante poderão ser realizados pelos bolsistas desde que tenha o aval do orientador de acordo com a RN 017/2006.

• Professor: Enviar um e-mail para pibic@setor.uepb.edu.br informando a(s) cota(s) (ex: 2018/2019).
  • Aluno: Enviar um e-mail para pibic@setor.uepb.edu.br informando a(s) cota(s) e o nome do orientador (ex: 2018/2019, Fulano de tal).

Orientador e o aluno cadastrado no sistema e-PIC.

Sim, no período de inscrição entrar contato com a coordenação através do e-mail: pibic@setor.uepb.edu.br

Não. Conforme os últimos editais publicados cada projeto só pode ter um orientador e um(a) aluno(a) cadastrado no sistema. Caso o orientador tenha colaboradores, fica na incumbência do próprio orientador emitir declarações de participação para esses alunos não cadastrados no sistema PIBIC/PRPGP.

O pagamento das bolsas é realizado pela Tesouraria/PROFIN nos 5 primeiros dias úteis do mês.

Caso haja alguma interrupção ou atraso no lançamento, orientamos você a encaminhar um e-mail para a Tesouraria PROFIN (setor que encaminha a remessa de pagamento das bolsas aos bancos), fazendo esse questionamento. E-mail: tesouraria.profin@setor.uepb.edu.br

A substituição só pode ser solicitada pelo(a) proponente do projeto, o(a) orientador(a) da pesquisa. O período de substituição é após os três primeiros meses de iniciada a cota e até três meses antes de sua conclusão, permitindo a continuidade do projeto.

Para registrar o pedido de substituição é necessário encaminhar o formulário de substituição devidamente preenchido, datado e assinado para pibic@setor.uepb.edu.br O referido formulário está disponível na página de Iniciação Científica da UEPB:  https://uepb.edu.br/prpgp/pesquisa/iniciacao-cientifica/