Aula inaugural marca início das atividades da turma de Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios

6 de dezembro de 2022

Com 27 alunos matriculados, o curso de Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios, oferecido pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciou as suas atividades com a aula inaugural do curso. A atividade aconteceu na noite desta quinta-feira (20), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, e contou com a presença da reitora Celia Regina Diniz; do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime; do diretor do CCSA, professor Geraldo Medeiros; o coordenador do curso, professor Brunno Gaião; além do coordenador geral da Lato Sensu da PRPGP, professor Gilvan de Melo.

Já no início da solenidade, a reitora Celia Regina deu as boas-vindas aos estudantes e professores e destacou a importância da UEPB, que recebe de volta egressos dos cursos de Administração e Contábeis, além de outros profissionais de outras instituições. A reitora também parabenizou os professores que elaboraram a proposta do curso. O professor Geraldo Medeiros destacou que a criação do curso se trata da realização de um grande sonho. Ele considerou que a abertura de um novo curso gratuito é um importante marco.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Francisco Jaime, reforçou a importância da iniciativa e salientou a afinidade da proposta do curso com os objetivos da PRPGP, de criar condições para novos programas stricto sensu. Já o professor Gilvan de Melo destacou a sintonia da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa com a proposta elaborada pelo CCSA e ressaltou a qualidade do projeto do curso. Na sequência, o coordenador do Curso, professor Brunno Gaião, fez uma palestra apresentando uma visão geral do curso e prestou orientações aos estudantes da primeira turma.

Aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), a Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios (ECGN) tem carga horária total de 460 horas, e como finalidade preparar os estudantes para os desafios atuais sobre as práticas contábeis e de gestão de negócios das empresas que atuam nos setores da área de indústria, comércio e serviços do ambiente empresarial paraibano. O diferencial do curso é a ênfase de uma formação baseada no intercâmbio entre a universidade e o ambiente empresarial através de parcerias que possam proporcionar ao futuro especialista uma experimentação de situações reais das práticas de contabilidade e de gestão nos diversos setores da atividade econômica paraibana.

A Especialização é aberta a candidatos graduados em nível superior, como Administração, Contabilidade e áreas afins. Ela tem como linhas de pesquisa “Gestão de Negócios” e “Controladoria e Contabilidade Empresarial”.