Consepe aprova criação da 4ª Especialização em Estudos de História Local

19 de março de 2025

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (18), a criação da 4ª Especialização em Estudos de História Local: sociedade, educação e cultura. A decisão foi tomada durante reunião realizada por videoconferência, transmitida pelo canal Rede UEPB no YouTube. A proposta foi apresentada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL) e relatada pelo conselheiro Nelson Aleixo da Silva Júnior.

Segundo o professor Gilvan de Melo Santos, Coordenador Geral lato sensu, “esta especialização está sedimentada como uma grande oportunidade para os estudantes interessados em aprofundarem-se sobre a história da Paraíba e será coordenada pelo professor doutor Juvandir de Sousa Santos. Vejo como muito importantes cursos nesta modalidade, pois se tornam um meio eficaz de atualizar o conhecimento e de ampliar o mercado de trabalho para os estudantes de História, além de possibilitar, no futuro, a implantação de mestrado e doutorado na área”.

A nova turma vai oferecer 20 vagas e tem como público-alvo licenciados(as) em História, interessados(as) nos estudos regionais e na prospecção da documentação, iconografia e narrativas historiográficas que desvendem aspectos da cultura e da sociedade local.

 

Duração e carga horária

O curso tem duração prevista de 12 meses, com um adicional de 120 dias para a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A especialização é organizada em três módulos: os dois primeiros destinados às disciplinas e o terceiro voltado exclusivamente à produção do TCC.

O edital, com as datas para prova escrita presencial, entrevista e análise de currículo, deve ser lançado ainda em março, quando também começam as inscrições. As aulas estão previstas para iniciar em maio, com término programado para junho de 2026.

Com carga horária de 390 horas, a especialização será ofertada no Departamento de História, no Câmpus I.

 

Mais informações

Acesse a página do lato sensu   e siga nosso perfil no Instagram