CAPES e MEC autorizam Doutorado em Ciências Agrárias da UEPB, que já prepara lançamento de edital

25 de março de 2025

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Educação (MEC) autorizaram o funcionamento do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) da UEPB, em parceria com a Embrapa Algodão (Campina Grande). A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União.

Conforme a professora Nadja Maria da Silva Oliveira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, “para a UEPB e para a pós-graduação, é uma grande conquista termos mais um programa stricto sensu em nível de doutorado, que já nasce com uma excelente nota de avaliação 5 da CAPES, consolidando a pesquisa e a ciência na nossa instituição”.

A pró-reitora destaca que a conquista resulta do trabalho coletivo, do esforço conjunto e da dedicação de todos os envolvidos: “Parabenizamos todo o corpo docente do programa e técnico, bem como os discentes pela conquista, e, de forma especial, a comissão que trabalhou arduamente, com o apoio da PRPGP, na escrita e submissão do projeto APCN à CAPES. Pela qualidade do documento, pelas entregas que o programa vem realizando e pelo compromisso da gestão da UEPB em investir e consolidar a pós-graduação, temos avançado significativamente e alcançado resultados como este”, destacou.

Já para o professor Alberto Soares de Melo, coordenador do PPGCA, “a autorização do doutorado representa um marco histórico, uma conquista muito importante, não só para o programa, que está completando 15 anos em agosto 2025, mas um marco também para a pós-graduação na UEPB.”

Ele destacou ainda que o PPGCA inicia seu doutorado com uma excelente nota e mantém a parceria estratégica com a Embrapa. “Essa aliança começou em 2010, quando o saudoso Napoleão Beltrão [Embrapa] um dos idealizadores do programa, dizia que a parceria é como uma aliança: circular e sem fim”, ressaltou.

Segundo o coordenador do PPGCA, a colaboração tem sido bem-sucedida, reunindo 15 pesquisadores, sendo seis da Embrapa e nove docentes da UEPB. Além disso, o programa conta com quatro bolsistas de pós-doutorado.

 

Edital  e Vagas

O edital do processo seletivo, com matrículas previstas para agosto, será publicado em abril e deve oferecer oito vagas. A expectativa do programa é ampliar esse número para 15 nos próximos quatro anos.

Link para o programa

Siga nosso perfil

Contatos:


(83) 3315-3300
Rua Baraúnas, 351
Bairro Universitário
Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Desenvolvido por: