PRPGP emite nota técnica e autoriza ensino assíncrono nos cursos de pós-graduação até o dia 28 de abril

15 de abril de 2025

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou, nesta terça-feira (15), uma Nota Técnica com orientações sobre a realização das atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, em decorrência das Portarias nº 26/2025 e 29/2025, emitidas pela Reitoria.

De acordo com o documento, até o dia 28 de abril de 2025, as atividades de ensino dos programas de pós-graduação poderão ser realizadas na modalidade assíncrona, ou seja, sem a exigência de encontros presenciais ou virtuais em tempo real. A medida tem como objetivo garantir a continuidade das atividades acadêmicas no Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), todos localizados no Campus I da universidade.

No entanto, a adoção do ensino assíncrono dependerá da decisão do colegiado de cada programa ou curso. Caberá às coordenações avaliarem a viabilidade técnica e pedagógica da implementação da modalidade, assegurando o cumprimento da carga horária prevista nos planos de ensino, a equidade de acesso para os(as) discentes e o alinhamento com os calendários estabelecidos por órgãos de fomento, como a CAPES e o CNPq.

A PRPGP destacou que a flexibilização da modalidade de ensino tem como finalidade preservar a qualidade da formação acadêmica, respeitando as especificidades de cada área do conhecimento. A medida, contudo, não se aplica aos cursos oferecidos na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Com essa iniciativa, a UEPB, por meio da PRPGP, busca responder de forma eficiente às demandas acadêmicas e administrativas atuais, sem comprometer o desempenho e a formação dos estudantes de pós-graduação da instituição.