UEPB adere a programa da CAPES e amplia oportunidades de pós-graduação para estudantes estrangeiras e estrangeiros

13 de agosto de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aderiu ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferecendo a estudantes estrangeiras e estrangeiros a oportunidade de cursar mestrado e doutorado na instituição. A UEPB foi autorizada pela CAPES a receber até 13 discentes.

O resultado do edital nº 12/2025 da CAPES foi publicado nesta quarta-feira, com a lista de Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas, as vagas disponíveis e os programas nos quais as discente os discentes poderão se matricular, caso haja demanda internacional. As inscrições dos candidatos acontecem de 14 de agosto a 29 de setembro de 2025.

Programas contemplados

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado) oferecerá duas vagas em língua espanhola;

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (Mestrado) disponibilizará duas vagas, que poderão ser cursadas em espanhol, inglês ou português.;

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade oferecerá duas vagas de mestrado, em espanhol e inglês, e duas vagas de doutorado, em francês e espanhol;
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física disponibilizará uma vaga, em português;

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação oferecerá duas vagas de mestrado, em espanhol, e duas vagas de doutorado, em francês e inglês.

O que é o PEC-PG?

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) tem como objetivo selecionar bolsistas das modalidades Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Mestrado Pleno, oriundos de países participantes do programa e não brasileiras e brasileiros, para cursarem Programas de Pós-Graduação (PPG) presenciais em Instituições de Ensino Superior (IES), Institutos Federais (IF) ou Institutos de Pesquisa (IP) brasileiros, todos públicos ou privados sem fins lucrativos e reconhecidos pela Capes.

O PEC-PG é coordenado conjuntamente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa de cooperação internacional busca atrair estudantes do exterior ao Brasil, promover a troca de conhecimentos entre países parceiros e fortalecer as instituições nacionais, por meio da interação de discentes e docentes brasileiras e brasileiros com pesquisadoras e pesquisadores qualificadas e qualificados do exterior.

As Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em participar do programa para receber bolsistas estrangeiras e estrangeiros indicam as vagas dentro do prazo estabelecido no cronograma e selecionam as candidaturas conforme as regras do edital.

As vagas oferecidas devem ser de Programas de Pós-Graduação (PPGs) relacionados a temas estratégicos alinhados às políticas públicas voltadas às prioridades nacionais, ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As áreas contempladas devem contribuir para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, com ênfase no desenvolvimento sustentável socialmente referenciado nos âmbitos local, nacional, regional e global.

 Objetivos específicos do programa

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) tem como objetivos apoiar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, incentivando a entrada de discentes do exterior em programas de pós-graduação para promover o intercâmbio de conhecimento e a diversidade cultural; ampliar o horizonte cultural dos brasileiros, permitindo que estudantes internacionais tragam novas perspectivas culturais, acadêmicas e científicas para o ambiente universitário; fomentar as relações bilaterais entre o Brasil e os países participantes do programa; e promover a formação acadêmica de estrangeiras e estrangeiros em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico de seus países ao capacitá-las e capacitá-los com conhecimento técnico e científico.

 Requisitos para candidatura

Os requisitos para candidatura ao processo seletivo são de cumprimento obrigatório, e o não atendimento a qualquer deles resultará no indeferimento da inscrição. A candidata e candidato à bolsa deve ser estrangeira e estrangeiro e nacional de país participante do Programa, conforme a lista disponível no site do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Conforme o edital (item 9), foram oferecidas vagas para 29 países da África, 28 da América Latina e do Caribe, 10 da Ásia e sete da Europa.

 

Zélio Sales

Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!