Pró-Reitoria de Pós-graduação participa de debate sobre nova política editorial da EDUEPB

3 de setembro de 2025

A professora Melânia Farias, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, participou, nesta quarta-feira (3), de uma reunião com a direção da Editora da UEPB (EDUEPB) para discutir novas diretrizes para a publicação de livros, anais, manuais e demais materiais técnicos, pedagógicos, didáticos e sociotécnicos.

Realizado às 9h, na sede da EDUEPB, no Complexo Administrativo Redentorista, o encontro contou com representantes das pró-reitorias de Extensão e de Pós-Graduação, além de docentes da pós-graduação.

Além da professora Melânia Farias e do professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB, também participaram da reunião o professor José Arlindo de Aguiar Filho, pró-reitor adjunto de Extensão; a professora Ardigleusa Alves Coelho e o professor Edwirde Luiz Silva Camêlo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde; e o professor Eli Brandão, assessor da editora universitária.

Segundo o professor Cidoval Morais de Sousa, o evento tinha como objetivo “discutir a nova política editorial da EDUEPB, que inclui duas novidades que impactam diretamente a pós-graduação e a extensão. A primeira é a ideia do novo livro, que é um livro que a gente chama de inclusivo, acessível, híbrido, que utiliza multilinguagens e é multimodal, e que vai envolver todos os autores e produtores de conteúdo da Universidade”, destacou o diretor da editora universitária.

A segunda questão, conforme o próprio professor Cidoval, “é nova política de uso da inteligência artificial, na pesquisa, na extensão e na escrita acadêmica, que exigiu uma nova formatação dos livros. Por isso mesmo, a importância desse encontro”, explicou.

Já para a professora Melânia, a reunião de hoje foi de extrema relevância para a PRPGP especialmente “no sentido do alinhamento de uma política comum intersetorial, sintonizada com aquilo que será importante para os programas de pós-graduação neste próximo quadriênio, bem como quanto a uma política de publicação para a nossa iniciação científica e para os pesquisadores e pesquisadoras, de modo geral: uma política que pensa o impacto, a acessibilidade e a inclusão, como exige o momento acadêmico e científico que vivemos e o que se descortina à nossa frente”, enfatizou a pró-reitora adjunta.

Zélio Sales

Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!