Com cerca de 6,5 mil espécimes, herbário da UEPB é um dos principais centros de pesquisa botânica na Paraíba
Fundado em 1981 pelo professor Ivan Coelho Dantas, o Herbário Manuel de Arruda Câmara (HACAM) é reconhecido como um dos principais centros de pesquisa botânica da Paraíba. A unidade está vinculada ao Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus I, em Campina Grande. A coordenação atual está sob responsabilidade do professor José Iranildo Miranda de Melo, que também atua na curadoria e conduz as atividades científicas e didáticas desenvolvidas no espaço.
De acordo com o professor Iranildo Melo, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC), “o Herbário é uma coleção de plantas desidratadas, coletadas em diferentes áreas e regiões, e o acervo do HACAM inclui amostras de plantas coletadas tanto na Paraíba como em outros estados e regiões brasileiras, além de incluir espécimes da flora fanerogâmica [que se reproduzem por meio de sementes] da Bolívia, Portugal e Alemanha”. Ele abriga uma coleção de plantas que refletem, predominantemente, a diversidade vegetal paraibana, com foco na vegetação de Caatinga.
Ainda segundo o professor Iranildo, “o HACAM além de albergar uma coleção de plantas secas, também reúne uma coleção de frutos armazenados em meio líquido e desidratados, plantas nativas do semiárido brasileiro”, informações sobre morfologia, distribuição geográfica, fases reprodutivas e aspectos taxonômicos, com base em pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação (voluntários, bolsistas de Iniciação Científica e autores de Trabalhos de Conclusão de Curso), bem como por alunos da pós-graduação da UEPB e de outras instituições de ensino superior.
Espaço e acervo do HACAM
O herbário ocupa uma área de 60 m2, dividida em dois ambientes. O primeiro abriga a recepção, a curadoria, o setor de processamento e a sala de herborização. A estrutura inclui bancadas de cimento com tampo de granito, armários suspensos, uma estufa com circulação de ar, computadores, além de freezers horizontal e vertical.
O segundo espaço é voltado à coleção botânica, com cerca de 6.500 espécimes organizados em 10 armários de aço, com pelo menos 2.500 espécimes em fase de tombamento e incorporação, de modo a totalizar 8.500 espécimes de plantas tornando-o o terceiro principal herbário da Paraíba em número de exsicatas, isto é, exemplares de plantas secas, identificadas e armazenadas nos herbários. Essas amostras representam a diversidade vegetal associada a todas as regiões e domínios fitogeográficos do Brasil.
Aproximadamente 4.000 exemplares foram coletados em território paraibano durante expedições de campo que envolveram o seu atual curador, o professor Iranildo Melo, bem como a participação de estudantes da graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e da pós-graduação em Ecologia e Conservação da UEPB (PPGEC).
O espaço também conta com três microcomputadores, dois deles com acesso à internet, além de uma impressora profissional, uma multifuncional, uma impressora para códigos de barras, um projetor e uma vasta coleção de literatura científica. Entre os materiais disponíveis, destacam-se a Flora Neotropica (1968–2002) e uma coletânea de artigos voltados para estudos florísticos e taxonômicos de angiospermas.
O Herbário Manuel de Arruda Câmara integra a linha de pesquisa “Florística e Taxonomia de Angiospermas Neotropicais” e ocupa a quarta posição em número de espécimes entre os cinco herbários da Paraíba, sendo o principal acervo localizado na região intermediária de Campina Grande.
A instituição se destaca pela contribuição significativa ao conhecimento da flora paraibana e nordestina, tornando-se referência em estudos nas áreas de Etnobotânica, Fenologia reprodutiva, Florística e Taxonomia, além de campos relacionados, como Zoologia, Ecologia e Ciências Farmacêuticas.
De acordo com o professor Iranildo Melo, “ele serve de base para a execução de pesquisas científicas, tanto no âmbito da graduação, como também em pesquisas desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação stricto sensu, estudos que têm como apoio consultas às coleções de plantas que estão albergadas no nosso herbário”, enfatizou o docente.
Visitas de estudantes de escolas públicas da Paraíba
Nos últimos sete anos, o herbário também vem recebendo visitas de estudantes oriundos de escolas públicas e particulares dos Estados da Paraíba e Pernambuco interessados em conhecer o acervo disponibilizado neste importante espaço de produção e de difusão do conhecimento científico associado à diversidade vegetal.
Desde 2018, o HACAM vem fortalecendo sua relação com a sociedade ao receber estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da Paraíba e de Pernambuco. As visitas ocorrem em diferentes contextos, com destaque para ações de divulgação científica no âmbito da “Ciência Cidadã”, especialmente durante o “Dia Internacional do Meio Ambiente” e a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.
Nesses eventos, o herbário promove oficinas que apresentam os estudos desenvolvidos no Laboratório de Botânica (LaBot) e a Carpoteca-Coleção de Frutos da Caatinga, aproximando a comunidade escolar das atividades científicas realizadas na UEPB.
Zélio Sales
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!