UEPB investe em tecnologia para fortalecer a pós-graduação com nova plataforma de avaliação e desempenho dos programas

17 de setembro de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), adquiriu 18 chaves de acesso à Plataforma Stela Experta©-PG, uma ferramenta que possibilita avaliar e monitorar o desempenho dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição durante os ciclos quadrienais de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB, a Universidade está continuamente empenhada em aprimorar suas ações. “Nesse sentido, o aprimoramento dos programas de pós-graduação é de fundamental importância. A obtenção de acesso à Plataforma Stella é crucial nesse processo, pois nos permite implementar estratégias eficazes para a melhoria e avaliação contínua desses programas, os quais têm mostrado um crescimento anual no número de mestres e doutores formados, bem como na qualidade”, enfatizou.

Os acessos foram distribuídos nesta quarta-feira (17), durante uma reunião virtual entre a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPGP), a Coordenação Geral Stricto Sensu e os coordenadores dos programas. A iniciativa contemplou os Programas de Pós-Graduação (PPGs) acadêmicos e profissionais vinculados exclusivamente à Universidade. Cada licença terá validade de 24 meses. Em uma etapa posterior, a Universidade poderá estender a aquisição às modalidades em rede e em associação.

A professora Nadja Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, destacou a importância da aquisição da nova ferramenta. “Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, reconhecemos a importância das plataformas digitais como ferramentas essenciais para otimizar o acompanhamento e a gestão acadêmica. Esta nova plataforma será fundamental para aprimorar o monitoramento e a avaliação contínua da performance de nossos programas de pós-graduação, assegurando a excelência e a inovação no ensino superior”, destacou.

 A Plataforma

Desenvolvida pelo mesmo grupo responsável pela Plataforma Lattes, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a plataforma reúne ampla experiência e conhecimento técnico na criação de soluções para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

A StelaTek, startup do Instituto Stela, atua desde 2005 no desenvolvimento e inovação de soluções tecnológicas, voltadas para instrumentalizar instituições de ensino superior (IES) e instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) na gestão estratégica de informações.

“Quero parabenizar a UEPB pela aquisição desta plataforma. Já a utilizo em outro programa do qual faço parte, e ela tem sido muito eficiente. Ela nos auxilia bastante na gestão dos programas. Estávamos ansiosos por essa ferramenta aqui, que será de grande importância para as coordenações dos programas”, comemorou a professora Fabíola Monica da Silva Gonçalves, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores.

Funcionalidades da plataforma

Entre as funcionalidades da plataforma, destaca-se a capacidade de avaliar e acompanhar a performance dos PPGs ao longo dos ciclos de avaliação quadrienal, com base nos critérios utilizados pela Capes. Utilizando dados da Plataforma Sucupira, a ferramenta permite que as coordenações realizem comparações detalhadas entre o desempenho dos PPGs da UEPB e de programas semelhantes de outras instituições, com o objetivo de identificar boas práticas, promover melhorias e monitorar os principais indicadores.

Além disso, a plataforma oferece uma visão completa dos PPGs, incluindo informações como nota, nível, modalidade, coordenador, ano de criação, evolução anual do número de docentes e discentes, produção científica dos docentes permanentes, proporção entre docentes exclusivos e não exclusivos, entre outros dados relevantes.

A plataforma também permite visualizar indicadores de desempenho, como gráficos e índices relacionados à produtividade dos docentes permanentes e discentes, produção bibliográfica, técnica, titulação, artigos qualificados, entre outros, com base nos critérios definidos pelas áreas de avaliação da Capes.

Com esses indicadores, é possível comparar o desempenho de um PPG com o de outros programas da mesma área de avaliação, com a média nacional, com programas de conceito superior ou inferior, além de comparações regionais, estaduais ou com um PPG específico.

Treinamento e Suporte técnico

Para garantir o melhor aproveitamento da plataforma e impactar positivamente a análise de cada PPG da UEPB, a plataforma oferecerá treinamento específico para as coordenações dos programas.

Além disso, a ferramenta fornecerá suporte técnico contínuo para garantir o uso eficaz dos recursos oferecidos, ajudando na identificação de pontos fortes e fragilidades, o que permitirá aos programas avançarem com base nas melhorias sugeridas pela plataforma.

Zélio Sales

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