Coordenador Geral de Pesquisa representa a UEPB no III Encontro de Gestores de Iniciação Científica e Tecnológica do Nordeste, em Maceió
O Coordenador Geral de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, participou, nesta sexta-feira (19), do III Encontro de Gestores de Iniciação Científica e Tecnológica do Nordeste, realizado na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Maceió.
O evento reuniu gestores de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de universidades federais, estaduais e institutos federais de educação da Região Nordeste, com o objetivo de discutir realidades, desafios e perspectivas para a gestão efetiva do PIBIC.
A palestra magna, intitulada “O Papel Estratégico da Iniciação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste: uma visão regional”, foi proferida pelo professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
No período da tarde, foi realizada a mesa-redonda denominada “Desafios atuais e boas práticas na Gestão de Programas de IC/IT no Nordeste”, da qual participou o professor Gordón-Núñez como representante da UEPB. Na ocasião, ele apresentou o histórico, os dados atuais, os destaques e os desafios da Iniciação Científica na UEPB.
De acordo com o professor Gordón-Núñez, embora o Fórum seja um evento jovem, “representa uma união de forças da Região Nordeste para elevar demandas e reivindicações que busquem uma verdadeira simetria na distribuição de recursos das agências de fomento para a iniciação científica no Nordeste”, enfatizou.
Trocas de experiências
Ainda segundo Gordón-Núñez, a gestão da Iniciação Científica da UEPB “tem a oportunidade de aprender com os exemplos exitosos de outras instituições e pautar as suas conquistas, como foi salientado neste encontro, onde a UEPB, apesar de ter um PIBIC relativamente jovem, desponta entre as outras IES regionais com os pontos de destaque”, comemorou o pesquisador.
Entre os pontos positivos apontados pelo gestor da UEPB, e que foram bem recebidos pelos outros coordenadores de pesquisa, estão o crescimento significativo ao longo dos anos, o aumento considerável de egressos da Iniciação Científica nos programas de pós-graduação, tanto da UEPB quanto de instituições regionais.
Ao final do debate interativo “Construindo Redes de Colaboração e Proposições para o Futuro da IC/IT Nordestina”, a plenária final elaborou a Carta do Encontro, que será encaminhada a agências de fomento, como o CNPq, a CAPES e as fundações de amparo à pesquisa dos estados do Nordeste.
Zélio Sales
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!