Pesquisador da UEPB integra lista de cientistas mais influentes do mundo em 2025
O professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, docente do Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, campus V, João Pessoa e dos Programas de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e em Etnobiologia e Conservação da Natureza, ambos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi destacado como um dos cientistas mais influentes do mundo em 2025, segundo o ranking internacional divulgado nesta sexta-feira (19).
A classificação, publicada anualmente em parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, é considerada uma das mais prestigiadas internacionalmente. Os cientistas são classificados em 22 campos e 174 subcampos científicos, conforme a classificação padrão da Science-Metrix. São fornecidos percentis específicos para cada campo e subcampo a todos os cientistas que possuam, pelo menos, cinco artigos publicados.
Os dados de toda a carreira são atualizados até o final de 2024, enquanto os dados referentes a um único ano recente correspondem às citações recebidas durante o ano de 2024. A seleção dos cientistas é feita com base nos 100.000 melhores, classificados pelo c-score (com e sem autocitações).
Seleção dos pesquisadores
A seleção faz referência a 2% dos pesquisadores mais citados, a partir de informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares. A análise leva em conta, principalmente, os parâmetros de citação padronizados, citações de artigos com base nas posições do autor, e outros índices.
De acordo com o professor Rômulo Alves, “estar na lista é não apenas um reconhecimento individual, mas também uma conquista coletiva, fruto de parcerias com estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo. Vindo de uma universidade estadual nordestina, fora do eixo Rio–São Paulo, esse resultado simboliza que a ciência de qualidade pode ser produzida em todas as regiões do país”, comemorou.
O professor possui produção científica consistente na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia. Atua como parecerista de periódicos relevantes e integra conselhos editoriais de importantes revistas científicas, como Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, Ethnobiology and conservation e Amphibian & Reptile Conservation. É bolsista de produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que o posiciona entre os pesquisadores de destaque no Brasil e no mundo.
Para o docente da UEPB, estar posicionado entre importantes pesquisadores nacionais e estrangeiros representa o reconhecimento de uma vida dedicada à pesquisa. “O ranking é elaborado por uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Stanford, em parceria com a Elsevier, maior editora científica global. Isso dá ainda mais relevância ao feito, mostrando que o impacto do nosso trabalho transcende fronteiras regionais e nacionais. Mais do que uma honra pessoal, é a prova de que a ciência feita nas universidades públicas brasileiras tem força e relevância internacional”, enfatizou.
A partir desse conhecimento e dessas vivências, o docente tem contribuído para a formação de novos pesquisadores nos níveis de mestrado e doutorado. Após concluírem a formação na UEPB, esses profissionais passam a integrar importantes centros de pesquisa no Brasil e no exterior, conquistas que evidenciam a vocação da instituição para a pesquisa e para a formação de novos cientistas.
Um exemplo dessa formação de qualidade é Anna Karolina Martins Borges, orientanda do professor Rômulo Alves e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), programa interinstitucional do qual a UEPB é uma das universidades associadas. Ela foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2025, na área de Biodiversidade. A premiação é considerada a mais importante distinção acadêmica concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) às melhores teses defendidas no país.
Zélio Sales
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!