UEPB realiza edição 2025 do Prêmio de Inovação e homenageia pesquisadores e Programas de Pós-Graduação com registros no INPI
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec), realizou nesta sexta-feira (17) a edição 2025 do Prêmio de Inovação. A iniciativa reconhece e valoriza pesquisadores da instituição que, ao longo de 2024, efetuaram depósitos de patentes, registros de programas de computador ou desenhos industriais junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A cerimônia de premiação foi realizada no Auditório do Sebrae, em Campina Grande (PB), e contou com a presença de representantes da UEPB, pesquisadores e parceiros institucionais. Entre os convidados, esteve o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPesq/PB), Antonio Guedes Rangel Junior. A FAPesq, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), é uma das correalizadoras do evento.
De acordo com a professora Simone Silva dos Santos Lopes, Coordenadora de Propriedade Intelectual da Inovatec, eventos como esse, “reconhece os professores, pesquisadores e servidores da UPEB que fazem a pesquisa e a inovação, desenvolvem tecnologias inovadoras para atender realmente à sociedade, com aplicação industrial e com a característica de resolver problemas da nossa sociedade”, sublinhou.
Ela destaca que, nesta edição do Prêmio de Inovação, houve a participação de diversos apoiadores, entre eles empresas privadas como a IXC Software, o Governo do Estado, o Sebrae, a Fundação Parque Tecnológico e outros representantes do ecossistema de inovação da Paraíba.
Premiações
Quatro categorias foram premiadas: Registro de Desenho Industrial, Registro de Programa de Computador, Pedido de Patente e Programa de Pós-Graduação com maior número de pedidos de patente.
Desenho Industrial
O primeiro lugar foi concedido ao projeto “Configuração Aplicada em Equipamento Digital para Análise de Concentração de Biomassa no Processo de Fermentação Alcoólica”. São inventores do projeto: João Vitor Medeiros Mariz, José Félix de Brito Neto (PPGCTA), José Germano Veras Neto (PPGQ), Mário César Ugulino de Araújo, Railson de Oliveira Ramos (PPGQ), Sófocles Figueiredo Carreiro Soares e Valber Elias de Almeida.
O Segundo e terceiro lugares respectivamente ficaram, “Mesa de Trabalho” e “Assento”, sendo inventor dos dois SAMUEL HERBERT DE SA E SILVA, assistente técnico administrativo e coordenador da Coordenação de Gerenciamento de Projetos na Proinfra/UEPB
Programa de Computador
O primeiro lugar foi concedido ao projeto “DERMA: Sistema de Diagnóstico Assistido por Computador – DERMA SDAC”, desenvolvido por Aleksandro da Costa Fabrício, José Alberto Souza Paulino, Luís Thiago Costa Henrique e Robson Pequeno de Sousa (PPGCTS).
A segunda colocação ficou com o projeto “Saúde Sênior”, de autoria de Alessandro Lucas de Arruda Santos, Aryel de Souza Silva, Daniel Barbosa Vasconcelos, Eduardo Henrique Lima de Morais, Letícia Ferreira Tavares Nonato, Luís Felipe Ferreira Tavares Nonato e Renata Cardoso Rocha Madruga.
O terceiro lugar foi para o projeto “Software de Sistema para Conexão Wi-Fi e Gerenciamento de Dados de Balança Digital”, desenvolvido por Carlos Antônio Pereira de Lima (PPGCTA), Joanne Graziela Andrade Mendes, José Everton Soares de Souza, Keila Machado de Medeiros, Leandro Brito Santos e Nilmar de Souza.
Pedido de patente
O primeiro lugar foi concedido à patente “Instrumento Automatizado e Método para Análise de Ângulo de Contato”, de autoria de André Oliveira da Costa, Arthur de Sousa Ferreira, Arthur Lima Oliveira, Carlos Antônio Pereira de Lima (PPGCTA), Keila Machado de Medeiros, Railson de Oliveira Ramos (PPGQ) e Valber Elias de Almeida.
O segundo lugar ficou com a patente “Processo de Produção de Queijo de Massa Cozida e Uso do Queijo”, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar composta por Alícia Santos de Moura e Ana Paula Albuquerque da Silva, egressas do curso de Farmácia e do NUPEA; Antônio Sílvio do Egito, pesquisador da Embrapa; Flávia Carolina Alonso Buriti, integrante do PPGCF e do NUPEA; Isanna Menezes Florêncio, técnica e pesquisadora do NUPEA; Joyceana Oliveira Correia, egressa do PPGCF/NUPEA e atualmente vinculada ao PPGDITM; Karina Maria Olbrich dos Santos, pesquisadora da Embrapa; Márcia Maria Cândido da Silva, bolsista de pós-doutorado egressa da Embrapa; Michelly Nóbrega Santos, discente do curso de Farmácia e integrante do NUPEA; Osíris Cordeiro Lima Guimarães, egresso do PPGCF/NUPEA; Vanderlânia do Nascimento Santos, discente do PPGCF/NUPEA; e Viviane Maria da Silva Quirino, egressa do curso de Farmácia e do NUPEA.
A terceira colocação foi para a patente “Processo de Obtenção de Biomolécula e Uso de Biomolécula”, de autoria de Havana Lorena Silva de Araújo, Helvia Walewska Casullo de Araújo Carvalho (PPGQ) e Sonally de Oliveira Lima (discente PPGQ).
Programas de Pós-Graduação
O primeiro lugar ficou com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), que registrou nove pedidos.
A segunda posição foi conquistada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), com quatro pedidos de proteção.
Em terceiro lugar, ficou o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS), com três pedidos registrados.
Texto: Zélio Sales
Foto: Paizinha Lemos
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!