Pesquisador UEPB recebe Prêmio Internacional de Etnobiologia durante a V Escola Internacional de Etnobiologia

5 de novembro de 2025

O professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, docente do Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, campus V, (João Pessoa), e coordenador do Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza, foi agraciado nesta terça-feira (4) com o Prêmio Internacional de Etnobiologia: Contribuição Disruptiva e Justiça Epistêmica. A premiação foi entregue durante a Escola Internacional de Etnobiologia, realizada de 4 a 5 de novembro, em Recife (PE).

Em sua quinta edição, a Escola Internacional de Etnobiologia é um espaço para debates, formação e atualização científica no campo da etnobiologia. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e interessados de diversas partes do mundo, promovendo a troca de saberes, o fortalecimento de redes de pesquisa e a construção de agendas científicas colaborativas.

O prêmio concedido a Alves reconhece pesquisadores e pesquisadoras do Sul Global cujas ações tenham gerado impactos científicos e/ou sociais de grande relevância e originalidade, contribuindo para a renovação das perspectivas na etnobiologia, a promoção da justiça epistêmica e a valorização dos saberes de povos e comunidades tradicionais.

“Fiquei bastante contente em receber este prêmio. Na verdade, é o reconhecimento das nossas pesquisas e do trabalho realizado. Ele atesta a contribuição que estamos oferecendo ao campo da Etnobiologia. Um prêmio como este é fruto de todo o trabalho de uma equipe de estudantes e professores. Temos a felicidade de estar próximos a Recife, estabelecendo parcerias com os professores da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É uma honra”, comemorou Alves.

Além de reconhecer trajetórias consolidadas, o prêmio destaca trabalhos que romperam barreiras conceituais, metodológicas ou políticas, especialmente aqueles desenvolvidos em contextos marcados por desigualdades históricas. Ao laurear essas contribuições, a Escola reafirma seu compromisso com uma ciência plural, crítica, enraizada nos contextos do Sul Global e socialmente engajada.

Zélio Sales

Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!