Fórum dos pró-reitores das IES públicas da Paraíba se reúne com Secties-PB e Fapesq para discutir demandas da pós-graduação no estado
O Fórum dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das Instituições de Ensino Superior da Paraíba se reuniu nesta terça-feira (8) com representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). O encontro teve como objetivo discutir demandas para o desenvolvimento da pós-graduação no estado e alinhar ações com o Governo da Paraíba.
A reunião foi realizada na sede da Secties, em João Pessoa, e contou com a participação de representantes das instituições públicas de ensino superior (UEPB, UFPB, UFCG e IFPB). Também estiveram presentes o secretário estadual Cláudio Furtado, o secretário executivo Rubens Freire, o gerente executivo de Ensino Superior da Secties, Wilson Aragão, e o presidente da Fapesq, Antônio Guedes Rangel Júnior.
De acordo com a professora Nadja Maria Oliveira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UEPB, “é fundamental esse momento para que as demandas coletivas da pós-graduação e da pesquisa das universidades sejam dialogadas com as necessidades do Estado e, para a UEPB, cumprimos cada vez mais o papel da ciência, da pesquisa e da inovação no desenvolvimento regional da Paraíba”.
A proposta do coletivo paraibano se inspira no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), criado em 1985 com a missão de articular as ações dos pró-reitores da área junto às agências financiadoras e demais instituições do setor.
Zélio Sales
Foto de capa da notícia: Mateus de Medeiros, assessoria da Secties.
Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades da PRPGP.