UEPB garante renovação de mais cinco anos no Programa Ciência Importa Fácil do CNPq
A Universidade Estadual da Paraíba renovou, por mais cinco anos, seu cadastro no Programa Ciência Importa Fácil (CIF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A renovação foi publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União e é válida até julho de 2030.
Com a atualização do credenciamento, pesquisadoras e pesquisadores vinculados à UEPB passam a contar com isenção de impostos na importação de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, conforme a Lei 8.010/1990. Além disso, ficam dispensadas do exame de similaridade, da emissão de guia de importação ou documento equivalente, bem como dos controles prévios ao despacho aduaneiro.
De acordo com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, “a renovação da UEPB no Importa Fácil representa o reconhecimento da nossa instituição como referência em ciência, inovação e produção de conhecimento de qualidade. Portanto, o acesso facilitado a materiais importados é fundamental para o desenvolvimento de pesquisa de ponta e representa, para nossa instituição, um avanço na comunidade acadêmica, garantindo, assim, maior participação nos projetos financiados com recursos públicos”.
Ela ainda destaca que “esse credenciamento coloca a UEPB entre as instituições que contam com essa importante ferramenta estratégica para o desenvolvimento científico, beneficiando diretamente toda a comunidade acadêmica, particularmente pesquisadoras e pesquisadores, assim como estudantes envolvidos em atividades de pesquisa e inovação”, pontuou.
Já para a professora Nadja Maria Oliveira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UEPB, “essa renovação é muito importante para a UEPB, pois o Programa Ciência Importa Fácil, do CNPq, é fundamental para pesquisadores e instituições de pesquisa, uma vez que facilita e, principalmente, agiliza a importação de bens, matérias-primas e produtos intermediários destinados à pesquisa científica”, destacou.
Quem pode participar do Ciência Importa Fácil
Podem ser credenciadas e credenciados docentes com titulação de doutorado, vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) credenciadas pelo CNPq, conforme a Lei 8.010/1990, ou aquelas e aqueles que mantenham atividades acadêmico-científicas na ICT onde se aposentaram.
É necessário que possuam experiência na execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, além de comprovar produção científica ou tecnológica no último ano antes do credenciamento.
Como participar?
Para solicitar a habilitação de pesquisadoras pesquisadores ao credenciamento no CIF é necessário realizar o login no Portal Gov.Br e acessar o link Obter credenciamento de pessoa física, junto ao CNPq, para importação de bens destinados à pesquisa para realizar sua solicitação.
Pesquisadoras e pesquisadores já credenciados podem consultar aqui os dados do seu registro de credenciamento.
Interessadas e interessados em revalidar o seu credenciamento no CIF devem acessar o Portal Gov.Br e realizar a solicitação por meio do link Obter credenciamento de pessoa física, junto ao CNPq, para importação de bens destinados à pesquisa para realizar sua solicitação.
Zélio Sales
Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades da PRPGP.