Docentes da UEPB são contemplados com 9 Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Nove docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram aprovadas e aprovados na Chamada número 18/2024, de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta quinta-feira (24). Além das nove bolsas concedidas, outros 16 projetos também tiveram seu mérito reconhecido, mas não foram contemplados com bolsas devido à limitação de recursos financeiros.
O principal objetivo da chamada é valorizar pesquisadoras e pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. As docentes e os docentes tiveram sua aprovação na modalidade de Produtividade em Pesquisa (PQ) do edital no nível C.
Conforme a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, “a concessão de bolsas de produtividade do CNPq às professoras e aos professores mostra que a Universidade está no mesmo patamar de grandes instituições e que é possível produzir ciência, tecnologia e inovação de qualidade”.
Ela ainda destaca que “essas aprovações são um reconhecimento e incentivo àquelas e àqueles que se destacam na produção do conhecimento científico, na condução de grupos de pesquisa e na formação de novas pesquisadoras e novos pesquisadores, especialmente, em nível de pós-graduação”, destaca.
Das novas aprovações, 33% são pesquisadoras e pesquisadores que fizeram parte do Edital nº 03/2024 – Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UEPB, um processo de incentivo da Universidade, alinhado com o Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), que se destina a viabilizar o pagamento de bolsa, com recursos próprios da Instituição, equivalentes ao de bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq, por até 12 (doze) meses, aos(às) docentes do quadro efetivo da UEPB.
De acordo com a professora Celia Regina, a implantação de Bolsas PQ da UEPB representa “um compromisso com a valorização da ciência e com a permanência das nossas pesquisadoras e dos nossos pesquisadores, em que a universidade assume seu papel estratégico ao investir, com recursos próprios, na formação e na produção científica”.
Ela garantiu a continuidade do programa por acreditar que “essa iniciativa fortalece nossos grupos de pesquisa, estimula a inovação e contribui diretamente para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da Paraíba. Estamos reafirmando a ciência como prioridade institucional e como compromisso com a sociedade paraibana”, enfatizou.
Para a professora Melânia Farias, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, o resultado das Bolsas PQ-CNPq, publicado hoje, evidencia a força da pesquisa realizada por nossos pesquisadores e pesquisadoras, que merecem da PRPGP e de toda a Instituição o merecido reconhecimento, “mas também revela a importância do aporte financeiro empenhado pela Reitoria, o qual já está garantido para o interstício 2025/2026, devendo a PRPGP fazer publicar brevemente o seu edital PQ-UEPB, de modo a continuarmos consolidando essa política da pró-reitoria e da gestão das professoras Celia e Ivonildes objetivando projetar a UEPB no cenário da produção científica qualificada, relevante e de impacto científico e ao mesmo tempo socialmente comprometida”, pontuou.
Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UEPB
A Instituição concedeu bolsas exclusivamente a projetos avaliados pelos comitês do CNPq que obtiveram mérito satisfatório, mas não foram contemplados devido à indisponibilidade de recursos da agência de fomento nacional.
O edital da UEPB tinha como principal objetivo apoiar as docentes e os docentes da instituição na submissão de projetos aos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o propósito de aumentar a competitividade da Instituição nessas chamadas, visto que pesquisadoras e pesquisadores atendidos com esta bolsa se obrigavam a submeter proposta à chamada de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
A iniciativa buscou, ainda, ampliar o reconhecimento nacional das pesquisadoras e dos pesquisadores da UEPB e da produção científica desenvolvida na universidade, além de estimular o empreendedorismo social, científico, artístico-cultural e a transferência de conhecimentos no âmbito acadêmico.
Além disso, também incentivou o crescimento da produção qualificada entre pesquisadoras e pesquisadores da Instituição, contribuindo para o aumento da produtividade, o aprimoramento dos projetos de pesquisa e a consolidação da excelência acadêmica.
Confira em nosso perfil no Instagram e e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!
Zélio Sales