Professor da UEPB e pesquisadora do LECON lançam Catálogo Etnozoológico da Paraíba em parceria com docente da UFPB

26 de agosto de 2025

O professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenador do Laboratório de Etnozoologia e Conservação da Natureza (LECON), e Anna Karolina Martins Borges, pesquisadora associada ao LECON e ao Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC), ambos da UEPB, em parceria com o professor Alexandre Vasconcellos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicaram o Catálogo Etnozoológico do Estado da Paraíba.

A obra reúne informações sobre espécies da fauna vertebrada, como anfíbios, répteis, aves e mamíferos, com base nos conhecimentos, usos e práticas de manejo desenvolvidos por populações humanas no estado. A publicação traça um panorama da fauna etnozoológica paraibana e está inserida no campo da Etnozoologia, disciplina que estuda as relações entre seres humanos e animais, considerando os saberes tradicionais, as práticas culturais e os significados simbólicos atribuídos às espécies.

Para o professor Rômulo, o catálogo “reúne ciência e saberes tradicionais sobre a fauna do estado, valorizando a cultura local e promovendo a conservação. Destina-se a pesquisadores, educadores e à sociedade em geral. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) tornou este trabalho possível ao apoiar as pesquisas que deram origem à obra”. Foram impressas 500 cópias, que serão distribuídas para bibliotecas públicas e instituições de pesquisa, com o objetivo de ampliar o acesso ao conteúdo e fomentar o conhecimento

Por isso mesmo, ele foi dedicado a “todas as comunidades da Paraíba que, como guardiãs do conhecimento, compartilham seus saberes e práticas sobre a nossa biodiversidade. Que este trabalho contribua para a valorização desses saberes e para o reconhecimento da importância de conservar a rica fauna do nosso estado”.

O professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Centro de Biociências da UFPE e autor do prefácio da obra, afirma que “este catálogo ultrapassa o papel de registro ilustrado dos “usos” da fauna paraibana. Ele se oferece, também, como ferramenta poderosa para pensar políticas públicas que respeitem e incorporem o conceito de sociobiodiversidade”.

Ainda conforme Albuquerque, “em tempos em que a biodiversidade se tornou a palavra do dia, mas nem sempre envolvendo ação, obras como esta lembram que conservar é, antes de tudo, reconhecer a multiplicidade de vínculos que sustenta a vida; vínculos que passam, necessariamente, pelo modo como os seres humanos se relacionam com os outros seres vivos que compartilham seus territórios, suas vidas, sua existência”, enfatizou.

 Diversidade de Biomas e espécies catalogadas

Com uma diversidade de biomas, que vai da Caatinga à Mata Atlântica, a Paraíba abriga uma ampla variedade de espécies com funções ecológicas e relevância econômica, medicinal, alimentar e espiritual para diferentes comunidades locais. O catálogo é resultado de uma colaboração entre pesquisadores e moradores de várias regiões do estado, que compartilharam seus conhecimentos sobre os vertebrados que fazem parte de seu cotidiano.

Fruto de um esforço coletivo, a obra pretende apoiar ações nas áreas de educação ambiental, pesquisa científica, gestão participativa dos recursos naturais e conservação da biodiversidade. Ao integrar o conhecimento acadêmico aos saberes tradicionais, o material se propõe a ser uma ferramenta útil para estudantes, cientistas, gestores públicos, educadores, formuladores de políticas públicas e para as próprias comunidades envolvidas.

Mais do que reunir dados, o catálogo valoriza o papel da fauna paraibana e dos conhecimentos tradicionais na construção de estratégias sustentáveis de uso e conservação. Ao evidenciar o valor biocultural das espécies, a obra propõe um diálogo entre ciência e tradição, e reforça a urgência de práticas mais justas e eficazes para a proteção da biodiversidade no estado.

Acesse a versão digital da obra clicando aqui

Zélio Sales

Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!