Pesquisador da UEPB integra Conselho Editorial da Springer Nature, na área de Ciência Vegetal

27 de agosto de 2025

O professor Alberto Soares de Melo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passou a integrar o Conselho Editorial da revista científica Discover Plants. O periódico, de acesso aberto, publica pesquisas em todas as áreas relevantes da ciência vegetal.

A Discover Plants faz parte do conglomerado editorial Springer Nature, uma das maiores editoras acadêmicas do mundo, especializada na publicação de conteúdo científico, técnico e médico. O grupo oferece uma ampla gama de periódicos, livros e bases de dados voltados à pesquisa, educação e atuação profissional, reunindo títulos de destaque como Nature, Springer e Palgrave Macmillan.

De acordo com o professor Alberto, fazer parte deste importante periódico é importante principalmente porque “a editora tem como objetivo avançar a descoberta ao publicar ciência robusta e acessível, apoiando o desenvolvimento de novas áreas de pesquisa”, destacou.

Além de Melo, apenas mais três pesquisadores brasileiros integram o Conselho Editorial, composto por cientistas de diversas nacionalidades. São eles: Dâmaris Silveira, da Universidade de Brasília (UnB); Fernando Franco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Fábio Nogueira, da Universidade de São Paulo (USP).

O professor Alberto destaca que integrar o conselho editorial é relevante não apenas para sua atuação como pesquisador ou para o PPGCA, mas também para a UEPB como instituição, pois “ao participar deste seleto grupo nós aprendemos muito e passamos a melhorar nossas pesquisas, uma vez que esta rede contribui para o avanço da pesquisa mundial não apenas como novas metodologias, mas especialmente pelo desenvolvimento de novas teorias”, comemorou.

Outro ponto destacado pelo pesquisador da UEPB é que integrar uma rede como essa contribui de forma significativa para a projeção internacional da universidade, uma vez que ele participa regularmente de atividades com cientistas de diversos países. Esses encontros promovem debates contínuos sobre metodologias e avanços na ciência vegetal, ampliando as possibilidades de parcerias em pesquisa e na divulgação científica dos resultados.

Zélio Sales

Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!