CAPES lança Guia para modernizar a gestão da pós-graduação e integrar sistemas institucionais à Plataforma Sucupira
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta quinta-feira (16), o Guia de Interoperabilidade da Pós-Graduação, destinado a apoiar bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação e coordenadores de programas na organização, padronização e integração de dados entre os sistemas institucionais e a Plataforma Sucupira.
O principal objetivo do documento é padronizar processos, reduzir retrabalho, qualificar as informações e estimular a inovação na gestão da pós-graduação no Brasil. A iniciativa visa integrar plataformas e fortalecer a governança de dados no Sistema Nacional de Pós-Graduação, promovendo uma atuação mais coordenada entre instituições, programas e a própria CAPES.
Serão integradas as plataformas Lattes, SciELO, ORCID, Scopus, Web of Science – Portal de Periódicos da CAPES –, as editoras científicas, o OpenAlex (catálogo aberto de artigos, autores, fontes e instituições) e os Repositórios Institucionais da universidade, formando uma base bibliográfica unificada e interoperável.
Durante o lançamento do Guia, a CAPES apresentou orientações práticas sobre padrões e protocolos de interoperabilidade, além de materiais de apoio, exemplos de aplicação, notícias e atualizações relacionadas às iniciativas de integração de dados na pós-graduação.
O guia é resultado do trabalho conjunto da Rede de Integração da Comunidade Acadêmica da Pós-Graduação (RICA-PG), coordenada pela CAPES, e da equipe de tecnologia da informação, que desenvolveu soluções e ferramentas para viabilizar a interoperabilidade de dados.
Mais do que um manual técnico, o documento representa um instrumento de cooperação entre instituições, promovendo uma cultura de integração e confiança mútua.
Interoperabilidade da Pós-Graduação na UEPB
Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a efetivação da interoperabilidade depende do engajamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), dos bibliotecários, dos gestores de repositórios institucionais e dos profissionais de tecnologia da informação, que devem assumir o compromisso de fortalecer a colaboração entre os diferentes agentes da pós-graduação.
Com esse propósito, a Coordenadoria de Bibliotecas (COBIB) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) já atuam de forma integrada para atualizar e modernizar o Repositório Institucional da UEPB, alinhando-o às diretrizes da CAPES.
A iniciativa busca garantir mais segurança, estabilidade e recursos para o armazenamento e o acesso à produção científica da universidade, beneficiando toda a comunidade acadêmica.
Zélio Sales
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!
Acesso à Informação