Herbário da UEPB é incluído no Index Herbariorum do Jardim Botânico de Nova York, principal diretório de herbários do mundo
O Herbário Manuel de Arruda Câmara (HACAM) foi incluído nesta segunda-feira (12) no prestigiado Index Herbariorum, o mais reconhecido diretório internacional de herbários, mantido pelo New York Botanical Garden.
Com cerca de sete mil espécimes, o herbário da UEPB é um dos principais centros de pesquisa botânica da Paraíba. Ele reúne uma coleção de plantas desidratadas e frutos coletados em diferentes áreas e regiões, incluindo amostras da flora da Paraíba, de outros estados brasileiros e de países como Bolívia, Portugal e Alemanha. A coleção concentra-se predominantemente na diversidade vegetal paraibana, com ênfase na vegetação de Caatinga, refletindo a riqueza e a especificidade da flora regional.
Segundo o professor José Iranildo Miranda de Melo, responsável pela curadoria e pelas atividades científicas e didáticas do HACAM, “essa conquista representa um marco significativo, atestando sua conformidade com padrões internacionais de curadoria, organização e gestão de acervos botânicos. A partir dessa indexação, o Herbário HACAM passa a integrar formalmente a rede global de instituições científicas dedicadas ao estudo, documentação e conservação da biodiversidade vegetal”, comemorou.
O professor Iranildo ainda destaca que a presença do herbário no Index Herbariorum “amplia a visibilidade internacional do acervo e da própria UEPB, fortalece colaborações científicas, intercâmbios de material botânico e o desenvolvimento de pesquisas em taxonomia, sistemática, ecologia e conservação. Além disso, permite que possamos concorrer a editais internacionais”, destacou o docente do Departamento de Biologia.
De acordo com a professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB, a indexação do herbário em um dos mais importantes diretórios globais de coleções botânicas “confere reconhecimento e visibilidade internacional ao acervo, atestando sua conformidade com rigorosos padrões técnicos e científicos. Essa conquista representa um avanço significativo para a Universidade, fortalecendo suas estruturas de pesquisa e ampliando sua projeção no cenário científico nacional e internacional”, comemorou.
Para a reitora, esse resultado é fruto da liderança acadêmica, da dedicação e do compromisso científico do professor Iranildo Melo, aliado ao trabalho de toda a equipe de pesquisa, que desempenhou papel fundamental para que o HACAM alcançasse esse importante reconhecimento.
Ela ainda destaca que esta conquista “está alinhada às políticas de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação da UEPB e reflete os investimentos na consolidação de estruturas estratégicas, reafirmando o papel da Universidade na produção de conhecimento e na preservação da biodiversidade. Parabenizo a equipe do HACAM, a Área de Botânica (DB/CCBS) e a UEPB por essa conquista”, ressaltou a gestora.
Zélio Sales
Acompanhe nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades da PRPGP!
Acesso à Informação