Reitoria institui Comissão para normatização de jornada de trabalho em modo híbrido no âmbito da UEPB

20 de abril de 2021

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instituiu uma Comissão específica que está desenvolvendo um estudo para atestar a viabilidade da implantação do regime híbrido de trabalho no âmbito da Instituição. A ideia é que essa modalidade seja implantada na UEPB, não apenas no período da pandemia da Covid-19. Nomeada por meio de Portaria 03/2021, a Comissão é constituída por representantes da Reitoria e dos servidores técnicos administrativos.
A Comissão já iniciou os trabalhos de elaboração de uma minuta de Resolução propondo o trabalho híbrido na Universidade. A proposta é que, com esse formato, parte das atividades sejam realizadas de forma presencial e outra parte no sistema remoto. O chefe de Gabinete da UEPB e presidente da Comissão, professor Luciano Albino, destacou que a experiência que está sendo vivenciada na Instituição com o trabalho remoto, nesse período de pandemia, mostrou que a implantação desse regime de trabalho não traz prejuízos à Universidade.
Ele observou que as atividades não serão feitas de forma aleatória, mas com planejamento e em consonância com as chefias das Pró-Reitorias, que determinarão quais setores poderão atuar nesse no novo regime de trabalho. O professor Luciano explicou que esse modelo vai gerar vantagens, como redução de custos em água e energia, por exemplo. “As novas tecnologias têm demonstrado que parte das atividades podem ser realizadas de maneira remota”, observou.
A assistente social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e membro da Comissão, Juliana Grangeiro Sales Bezerra, explicou que o trabalho em regime híbrido, em que parte do trabalho é feito remotamente e outra parte presencial, tem se tornado uma modalidade adotada em vários órgãos públicos e empresas no Brasil e no mundo. Esse sistema, segundo ela, se bem regulamentado, pode trazer benefícios tanto para o empregador, com o aumento da produtividade da organização, quanto para o empregado, com a melhoria da qualidade de vida dos servidores, devido a maior flexibilidade nos horários de trabalho, para dedicação à vida familiar.
Juliana Grangeiro ainda destacou que o avanço tecnológico dos sistemas de informação e comunicação na UEPB, decorrente da implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), tem possibilitado o trabalho em sistema híbrido. Ela apontou que a Comissão tem realizado reuniões periódicas para construir uma proposta de minuta, e quando o documento estiver finalizado será encaminhado à Reitoria para discussão junto ao Conselho Universitário (Consuni).
Antes de levar a proposta ao Consuni, a Comissão realizará uma consulta pública ao corpo técnico administrativo da UEPB para obter informações sobre a dinâmica de trabalho dos servidores, através de um questionário que será enviado para os e-mails institucionais dos servidores técnicos administrativos, e estará disponível para recebimento de respostas até o dia 26 de abril. Também compõem esta Comissão a pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier; o servidor Ubiramar Sinfronio Pita, e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB), Gustavo Terto e Irenilda Santos, além do procurador-geral da UEPB, Thalles Linhares.
Texto: Severino Lopes