Stand da Procult no Salão de Artesanato recebe artistas paraibanos e promove atividades artístico-culturais

25 de junho de 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instalou um stand no Salão de Artesanato Paraibano, em Campina Grande. O local vem sendo ponto de encontro para os artistas da Rainha da Borborema e palco de diversas atividades artístico-culturais.

Centenas de visitantes já estiveram no espaço, que divulga várias práticas nas quais a PROCULT é parceira, a exemplo do São João do Carneirinho, evento idealizado por Eneida Agra Maracajá, e que destaca a importância religiosa e histórica de São João, considerado o santo mais popular da região Nordeste; do Grupo de Apoio à Vida (GAV), que desenvolve ações educativas com o poeta Silas Silva da Paraíba; do Campina Cultural – projeto de extensão do curso de Jornalismo da UEPB; do “Zabumba Lá”, uma iniciativa realizada por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), entre outras atividades.

Ponto alto na programação do stand da PROCULT foi também o projeto “Desengaveta meu Texto”. Criado pela professora Patrícia Rosas, a partir da “Revista Tertúlia”, no ano passado ele venceu o Prêmio Movimento LED – Luz na Educação, efetuado pela TV Globo e a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de reconhecer quem vem revolucionando a educação brasileira.

Nesse período, igualmente, muitas lideranças da seara artística local se fizeram presentes no stand, assim como artistas da Rainha da Borborema. “Até o final de junho, aguardamos ainda a visita dos nossos mestres da cultura popular, como Luizinho Calixto, João Calixto e Biliu de Campina”, explicou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristovão de Andrade.

Entre os que passaram pelo stand da PROCULT até agora, figuram o escritor Edmundo Gaudêncio, a cantora Fátima Silva, o poeta e cantor Rangel Júnior, as escritoras Isabelle Pires e Karoline Silva, bem como os bardos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), Josafá de Orós e Neto Ferreira. Além disso, “Teu Nome nas Entrelinhas”, de Adamis Oliveira, “Pedro Jeremias”, de Efigênio Moura e “Por uma educação pela resistência e empatia” – que tem como organizadores Joseilton Brito, Ariosvalber de Souza e Charliston dos Santos – foram alguns livros lançados no local.

A comunidade acadêmica também privilegiou o espaço, que recebeu, por exemplo, a visita da pró-reitora estudantil, professora Núbia do Nascimento, do professor Roberto Faustino, oriundo do Departamento de Comunicação da UEPB e um dos coordenadores do Folkcom, e da professora Lígia Pereira dos Santos, trazendo alguns de seus trabalhos relativos à conscientização sobre a violência contra a mulher.

Um momento especial
O professor Andrade explicou que as ações da PROCULT no mês de junho sempre são intensificadas e não poderia ser diferente. “É uma fase em que o trabalho do setor ganha ainda mais importância. Sabemos que as festividades juninas significam um período totalmente especial na vida da cidade, por isso buscamos estar mais próximos da nossa comunidade, apoiando, divulgando, fazendo parte, sendo público, em resumo, aplaudindo nossos artistas. Agradecemos a toda a equipe pelo empenho”, endossou.

O pró-reitor lembrou ainda da “Exposição Armorial 50”, que está no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) desde maio, obtendo enorme destaque, com um expressivo número de visitantes. “Campinenses e turistas têm comparecido em massa. Nossa sensação é de reconhecimento, de valorização do Movimento Armorial e também do Museu, como um espaço fundamental para as pessoas e para o Estado”, assinalou.

Andrade acrescentou que nesta semana várias atividades serão propostas no stand da PROCULT, envolvendo as escolas estaduais Álvaro Gaudêncio e Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN). A ação será integrada, participando dela a Pró-reitoria Estudantil (PROEST) e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Texto: Oziella Inocêncio