Jornada Pedagógica Docente

O objetivo desta sinergia comunitária é mobilizar todos os docentes da UEPB para o empreendimento da reflexão sobre suas práticas pedagógicas e para o compartilhamento dessas experiências docentes exitosas, tendo em vista o aprimoramento do ensino no âmbito da UEPB.

Os eventos constam no Calendário Acadêmico e marcam o início de um programa de reflexão e atualização pedagógica a ser desenvolvido como atividade permanente, envolvendo palestras e oficinas em cada semestre letivo, além da criação de setor específico de apoio pedagógico ao docente na PROGRAD e o compartilhamento de textos.

A Jornada e as Oficinas Pedagógicas representam a continuidade de um processo mais amplo de reestruturação e dinamização dos Cursos da UEPB, que vem sendo desenvolvido desde a criação dos NDEs, incluindo o Regimento de Graduação, a atualização dos PPCs e a realização de encontros de reflexão desde 2016.

A UEPB atua na formação em nível superior em diversas áreas, e atualmente conta com mais de 16 mil estudantes matriculados em seus cursos de graduação e cerca de 1,2 mil professores. Em sua trajetória institucional, sempre zelou pela qualidade da educação ofertada, compreendida enquanto direito público e subjetivo, portanto, inalienável, tal qual prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/2006), assim como processo democrático que visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Desde o início do semestre letivo de 2020.1, a UEPB firmou parceria com a Google e está disponibilizando para a comunidade acadêmica o Gsuite for Education, para o qual foi disponibilizado na página da instituição tutoriais para acesso e uso desta ferramenta.

Nos últimos anos, a UEPB vem realizando a Jornada Pedagógica Docente, e em todas as suas edições seus professores são convidados a refletir sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na educação. Nestas, foram promovidos vários minicursos ou oficinas tendo como base o compartilhamento de experiências exitosas de professores da própria instituição.

A extemporaneidade que vivemos neste momento, provocada pela ameaça de propagação e infecção do SARS COV 2, no âmbito da UEPB, da Paraíba, do Brasil e do mundo, nos impele a repensar, a redimensionar o nosso fazer educacional. Dentre o conjunto de medidas adotadas, tivemos a PORTARIA/UEPB/GR/0014/2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades letivas na UEPB, em face à propagação e infecção iminentes do Coronavírus, bem como a publicação da Instrução Normativa 001/2020, que disciplina o USO FACULTATIVO de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para fins de ministração de conteúdos curriculares de natureza teórica, durante o período estabelecido na portaria referida.

Nessa perspectiva, a Jornada Pedagógica Docente, enquanto espaço de discussão e troca de experiências entre os docentes da graduação e entre estes e a PROGRAD, tendo em vista a reflexão e o aprimoramento da atividade docente, neste momento tem a sua continuidade com a oferta de minicursos disponibilizados por meio de plataformas digitais, tendo em vista a ampliação da experiência docente como o uso educacional de ferramentas e/mídias digitais visando à realização do ensino não presencial em contexto excepcional.

Com o tema A sala de aula no contexto das transformações culturais e tecnológicas: práticas pedagógicas inovadoras, a Jornada Pedagógica Docente 2020 trará uma proposta de formação continuada mais específica, pois será distribuída por cada Centro Acadêmico da UEPB. As atividades serão dedicadas ao conhecimento de práticas pedagógicas inovadoras envolvendo palestras, debates e oficinas.

• Turno da Manhã (de 8h às 12h): Conferência e debate
  • Turno da Tarde (de 13h às 16h): Oficinas

• Apresentação Cultural (08h)
  • Abertura (08:30)
  • Conferência “Agir docente,  multiletramentos e cultura da tecnologia na universidade” – Professora Drª Roziane Marinho Ribeiro – UFCG (08:50)
  • Coffee break (09:50)
  • Conferência “Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas: convergência de estratégias virtuais e presenciais”  Professora Me Shirley Ribeiro Carvalho – UEMA (10:00)
  • Debate (11h)

Nesta Jornada Pedagógica de 2018, as discussões girarão em torno de questões que envolvem as mudanças culturais e tecnológicas e seus impactos sobre o planejamento, execução e avaliação do ensino, o uso de novas tecnologias educacionais, metodologias ativas de aprendizagem e protagonismo estudantil.
A seguir estão os link´s da Jornada Pedagógica Docente 2018 com o tema “DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS E TECNOLÓGICAS”:

Conferência – DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS E TECNOLÓGICAS – Prof. Dr. Degmar Francisco dos Anjos (video)

Mesa Redonda 01 – Experiências de práticas docentes exitosas no âmbito da UEPB – Área das Ciências Exatas e Tecnológicas (video)

Mesa Redonda 02 – Experiências de práticas docentes exitosas no âmbito da UEPB – Área das Ciências Humanas, Sociais e Letras e Artes (video)